Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Workshop sobre "Janeiro Roxo" alerta a população sobre hanseníase
Início do conteúdo da página

Workshop sobre "Janeiro Roxo" alerta a população sobre hanseníase

Imprimir
Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 07h53 | Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 07h54

Destaques_para_o_site_20.png

Em alusão ao "Janeiro Roxo", mês dedicado à conscientização e combate à hanseníase, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos e o Pet Saúde realizaram na quarta-feira, dia 25 de janeiro, Workshop com palestra e mesa redonda.

IMG-20230126-WA0053.jpgWorkshop sobre “Janeiro Roxo”

A palestra foi conduzida pelo Coordenador do Serviço especializado de controle da hanseníase e tuberculose do município de Picos, Gilberto Valentim da Silva. A mesa redonda contou com a participação do médico, Dr Wildenberg Leal e das professoras: Suyane Freire (UFPI) e Conceição Portela (UESPI).

IMG-20230126-WA0055.jpgParticiparam do evento, acadêmicos e profissionais da saúde

Estiveram presentes, no Auditório “Severo Maria Eulálio”, acadêmicos de enfermagem e medicina, agentes comunitários de saúde em formação, equipes da estratégia da saúde da família do município.

A HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infecto contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen, que ataca a pele e os nervos periféricos. Alguns sintomas da enfermidade são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com perda da sensibilidade nos locais afetados, dor neural, principalmente nos nervos dos braços e pernas. Pessoas de todas as idades podem ser acometidas pela hanseníase, por isso a necessidade de atenção quanto aos sintomas é importante, para que haja o acompanhamento adequado, bem como o tratamento eficaz da doença.

COMBATE E PREVENÇÃO

A transmissão da hanseníase ocorre por meio de gotículas de saliva expelidas na fala, tosse ou espirro de indivíduos acometidos pela bactéria e que não estão em tratamento ativo da doença. O diagnóstico precoce da doença é de total importância para que não haja sequelas no paciente, além de diminuir a linha de contágio.

Fim do conteúdo da página