Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Acadêmicos do Curso de Enfermagem do CSHNB participam de aula de campo na Comunidade Valparaíso

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 14h35 | Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 14h34

IMG 20230126 WA0035

Acadêmicos do primeiro período do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, participaram de uma aula de campo, no dia 16 de janeiro de 2023, na Comunidade Valparaíso, em Picos- Pi.

IMG 20230126 WA0040

Durante a aula de campo.

A ação, que faz parte de atividade realizada na disciplina Tópicos em Sociologia da Saúde, contou com a presença de 26 alunos/as e foi supervisionada pela Profª. Lourdes Rufino. O grupo foi recebido pela Presidente da Associação de Moradores do Valparaíso, Rosilene Moura e mais cinco membros da associação, que declararam a importância de ações como essa para que a sociedade conheça a realidade que a comunidade vive.

IMG 20230126 WA0033

Participaram da aula de campo acadêmicos do 1º período do Curso de Enfermagem

Segundo Lourdes Rufino, a aula de campo teve como resultado e socialização da visita dos alunos a criação de Instagram e e-mail da Associação de Moradores da Comunidade Valparaíso bem como produção um folheto trazendo detalhes da visitação. Clique aqui para o folheto.

Conforme a docente, a escolha do local a ser visitado se deu por conta da fragilidade pelo qual passa a comunidade. " O objetivo foi conhecer a realidade de quem convive com o lixo recolhido e depositado próximo a sua comunidade. Diariamente são despejadas 50 carradas de lixo diário em um terreno nessa localidade", explicou.

IMG 20230126 WA0030

Imagem do lixo na Comunidade Valparaíso

A aula de campo é uma oportunidade de aprendizado e vivências, o aluno conhece a realidade da comunidade, seus desafios. Para a professora Lourdes Rufino, "nesse caso específico podemos observar o descaso das políticas públicas em relação a coleta e destino do lixo, sua contaminação e doenças proliferadas pelo descaso público. São gestos concretos de solidariedade. É a universidade indo onde o povo está", destaca a docente.