Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Professora e egressos do Campus de Picos da UFPI lançam coletânea sobre História, Igreja e Cristianismo
Início do conteúdo da página

Professora e egressos do Campus de Picos da UFPI lançam coletânea sobre História, Igreja e Cristianismo

Imprimir
Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 17h19

livro.jpeg

A obra História, Igreja e Cristianismos: análises historiográficas, capitaneada pelos professores Rômulo Rossy Leal Carvalho, mestrando em Antropologia Social (USP), e por Ana Paula Cantelli Castro (UFPI/CSHNB), reúne artigos de diversos autores, em sua maioria picoenses, com trabalhos que se alinham a quatro eixos temáticos, a saber: o diálogo entre história e teologia; um olhar teórico sobre como a experiência religiosa é lida pela história; uma análise histórica regional sobre o catolicismo no Piauí; e uma leitura acerca dos cristianismos antigos.

A coletânea, tomando a religião como um dos traços culturais mais antigos da humanidade, destaca a pluralidade dos movimentos cristãos dos primeiros séculos da Era Cristã, cujas influências continuam a imperar sobre nosso presente, em Picos-PI e região, no Brasil e em todo o Ocidente.

Com uma entrevista exclusiva com Dom Augusto Alves da Rocha, primeiro bispo diocesano de Picos, o leitor é também convidado a mergulhar nas memórias das nuances, alegrias, tristezas, adversidades e resistência de um povo, à época em uma cifra de 90% de analfabetismo, em plena ditadura militar, em contraste com a Teologia da Libertação emergente, ao som da marcha: "o nosso direito vem".

Dom Augusto Alves da Rocha

IMG-20221215-WA0092.jpg

Nascido em Bertolínia, Piauí, em 17 de julho de 1933, é um bispo católico brasileiro, o primeiro a liderar a Diocese da cidade de Picos. Além de suas funções eclesiásticas e de cunho social, é também poeta, autor do livro Sonetos: uma experiência contada em versos, Brasília: Edições CNBB, 2013. Atualmente, é bispo emérito da cidade de Floriano, Piauí.

A obra é coletiva, dirigida por Rômulo Rossy Leal Carvalho e Ana Paula Cantelli.

Biografia de Rômulo Rossy Leal Carvalho e Ana Paula Cantelli Castro

IMG-20221215-WA0031.jpg

Rômulo Rossy Leal Carvalho (graduado em História e Mestrando em Antropologia)

Rômulo Rossy Leal Carvalho, nascido em Picos – Piauí, em 18 de janeiro de 1999, é licenciado em História, com láurea universitária, pela Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB) e especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Elesbão Veloso (FAEVE), de Elesbão Veloso – Piauí. Atualmente, está matriculado e cursando mestrado em Antropologia Social (NUSP: 13480522), pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (PPGAS/FFLCH/USP). É membro perpétuo — cadeira 24 — da Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR), Piauí. 

IMG-20221215-WA0028.jpg

Ana Paula Cantelli Castro (Mestra em História;Professora da UFPI/CSHNB )

Ana Paula Cantelli Castro, possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: memórias, teorias da história, ensino de história.

IMG-20221215-WA0029.jpg

José Petrúcio de Farias Júnior ( Doutor em História; Professor da UFPI/CSHNB; Autor do Prefácio )

José Petrúcio de Farias Júnior, licenciado e bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca, 2003), em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ/2012) e Letras-Inglês (UNIUBE/2009). Mestre em História, pela UNESP/Franca (2012), vinculado à linha de pesquisa História e Cultura Política, com estágio de pesquisa na Albert Ludwigs Universität Freiburg (2007), Doutor em História também pela UNESP/Franca, com período sanduíche na Freie Universität – Berlim (2011/2012). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018); além disso, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB/UFPI).

IMG-20221215-WA0030.jpg

Juliana Cavalcanti ( Doutora em História Comparada; Professora da UFRJ; Autora do Posfácio )

Juliana Batista Cavalcanti - Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história antiga, cristianismos, metodologia, Paulo e mulheres.

IMG-20221215-WA0088.jpg

Hortência de Moura Costa - Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB) e em Letras-Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí. Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino em Picos-PI.

IMG-20221215-WA0085.jpg

Verônica Lima de Carvalho - Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). Especialista em História do Brasil pela Faculdade Metropolitana de Teresina. Mestra em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CMPP). É membro dos grupos de pesquisa: Laboratório de História Antiga e Medieval (LABHAM) e História, Cultura e Religiosidade (HCR). Desenvolve pesquisas em História Medieval, História Oriental, História do Brasil e Ensino de História, com ênfase nos cristianismos tardo-antigos.

IMG-20221215-WA0082.jpg

Erik Willer Alves Rodrigues - Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (CSHNB). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET “Cidade, Saúde e Justiça”, onde a pesquisa da qual este capítulo é produto foi iniciada. Atualmente é professor da rede privada de ensino na cidade de Iguatu (CE) e membro do Laboratório de História e Cultura Religiosa (HISCURE).

IMG-20221215-WA0083.jpg

Déborah de Carvalho Coelho - Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB). A mesma está vinculada ao Laboratório de História Antiga e Medieval (LABHAM/UFPI) e ao Laboratório de História das Culturas Religiosas (HISCURE/UFPI). Ambos os Laboratórios são coordenados pelo Prof. Dr. José Petrúcio de Farias Júnior. Durante a graduação, realizou pesquisas em torno da temática: o bispo Eusébio de Cesareia (265-339 EC) e o processo de cristianização do imperador Constantino I (272-337 EC), tema do seu trabalho de conclusão de curso, entre 2020 e 2021. Atualmente, dedica-se ao curso de especialização em Ensino de História do Brasil e do mundo contemporâneo (CEAD/UFPI) e também desenvolve a docência no ensino fundamental. 

IMG-20221215-WA0084.jpg

Jonnildo Vilomar Mateus Viana - Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB). Tem interesse por questões referentes à vida e escritos do bispo Basílio de Cesareia, filosofia antiga e grego clássico.

Fonte: Ascom

Fim do conteúdo da página