Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Atividades diversificadas marcam a I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho
Início do conteúdo da página

Atividades diversificadas marcam a I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho

Imprimir
Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 14h32 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 14h36

Em comemoração ao dia do professor (15-10-2022) e ao dia do Servidor Público (28-10-2022), a Direção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em parceria com a Superintendência de Recursos Humanos (SRH), promoveu  a “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho” - uma semana de atividades presenciais e online voltadas à saúde e bem-estar dos docentes e técnico-administrativos, bem como da comunidade externa.

Na abertura do evento o professor Juscelino Francisco do Nascimento e a professora Patrícia da Cunha Gonzaga, diretor e vice-diretora, deram as boas vindas aos presentes e falaram da importância do evento para construção dos diálogos e ações com foco na qualidade de vida no trabalho, gerando bem-estar em seus colaboradores, docentes e técnico-administrativos, que por sua vez irá refletir nos alunos e em toda comunidade a qual a UFPI está integrada.

semana1

Abertura do Evento

Também esteve presente a professora Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Superintendente de Recursos Humanos, que parabenizou a iniciativa do CSHNB e propôs uma maior integração nas atividades que envolvessem os servidores da UFPI. Para tanto a Superintendente colocou-se à disposição para a criação de um Grupo de Trabalho direcionado a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) com servidores de todos os Campi da UFPI, proporcionando a partir de então ações conjuntas. 

semana2

A Superintendente de Recursos Humanos, professora Flávia Lorenne, presente no evento.

A pedagoga do Curso de Licenciatura em educação do Campo (LEDOC), Daniela Rosa Alves da Silva Pereira, e a egressa do curso de Bacharelado em Nutrição, Ana Rafaela Silva Pereira, ambas do CSHNB, falaram da importância e da alegria em participar do evento.

semana3

Nutricionista, Ana Rafaela Silva Pereira

Na palestra de abertura, dia 20 pela manhã, a contadora do Campus, Rosiany de Sousa Luz, abordou  Desenvolvimento Institucional e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A palestrante focou nas dimensões e benefícios  da adoção de um programa de QVT para a instituição e para seus servidores. 

semana4

 Servidora Rosiany de Sousa Luz, palestrando durante o evento

semana5

Durante a palestra de abertura

semana6

A palestrante focou nas dimensões e benefícios da adoção de um programa de QVT

No período da tarde, a egressa do curso de Bacharelado em Nutrição,  Ana Rafaela Silva Pereira, nutricionista do 1° Centro de Atendimento ao Câncer de Picos - PI, abordou questões como respeito ao corpo, ao próximo, desenvolvimento de hábitos alimentares rico em nutrientes e trouxe dicas de lanches práticos para casa e trabalho, além da importância do não descarte (ocasionados por dietas extremas ou da “moda”) e manter de forma equilibrada alimentos ricos em memórias afetivas que influenciam na qualidade de vida.

semana7

Palestra sobre Nutrição e QVT
semana8

semana9

semana10

No dia 21, o fisioterapeuta Pedro Domingos Pereira Neto, especialista e atuante em Osteopatia e em Fisioterapia e Segurança do trabalho, abordou a “ Prevenção e Tratamento da dor e QVT”, a princípio com foco na questão psicológica, nas crenças e depois na importância da postura, bem como exercícios laborais que podem prevenir dores, fator de grande importância na qualidade de vida no trabalho. 

semana11

Palestra sobre Prevenção e Tratamento da dor e QVT

semana13

semana14

No período da tarde,  aconteceu a oficina com a professora Kláudia Craveiro da Cunha Moretta, coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus, que falou sobre “A matemática da Beleza em cores e QVT”, na qual a docente apresentou sua paixão  pela beleza proporcionada pela combinação harmônica das cores e como essa harmonia gera qualidade em sua vida e reflete em seu trabalho como docente.

semana16.1

Colorimetria como um dos focos da palestra

semana17

semana17

No dia 24, aconteceu a continuação da conversa  iniciada no dia 21 (sexta-feira) com o  fisioterapeuta Pedro Domingos Pereira Neto sobre  “ Prevenção e Tratamento da dor e QVT” agora de forma presencial, com conversas mais diretas com os servidores e orientações sobre posturas e tratamentos de dores.

semanaservidor copy

Oficina sobre Prevenção e Tratamento da dor

semanaservidor2

Na tarde do dia 24, o professor Tiago Bomfim do Instituto Federal do Piauí (IFPI) falou sobre Ciclismo e QVT. O docente esclareceu que seu desempenho como profissional, como esposo e como pai estão diretamente ligados à sua saúde. E que a mesma está relacionada com a atividade física desempenhada por ele. E como o ciclismo tem contribuído para sua qualidade de vida, de modo integral. O professor também incentivou os docentes e técnicos, bem como comunidade externa presente, a participarem do passeio ciclístico que ocorreria logo após, no último dia do evento. 

semana19

Palestra virtual sobre ciclismo e QVT

Pela manhã do dia 25, a Dra. Denise Leal Barros, dentista da Equipe Odontus em Picos-PI, falou sobre “ Saúde bucal e QVT”. A odontóloga abordou as principais doenças odontológicas e tratamentos, como também  os custos sociais e econômicos  que doenças bucais geram na população produtiva brasileira e sua relação com a qualidade de vida dos trabalhadores, bem como a qualidade dos  serviço prestado pelas instituições à comunidade. 

semana20

Palestra sobre Saúde bucal e QVT

semana21
semana22

No período da tarde  aconteceu uma atividade prática com  Josielton Bernardes de Araújo - Educador físico e  Personal Trainer -   com foco na “Atividade Física e QVT”. A atividade aconteceu na modalidade híbrida, onde os servidores inscritos participaram de forma presencial e online, com roupas para atividade física. O foco era desenvolver nos servidores a motivação para começar ou continuar a prática de exercícios físicos, que contribuem para a manutenção da saúde e melhor desempenho no trabalho.

servidor3Durante a palestra/oficina “Atividade Física e QVT”

servidor4

No dia 26, a  professora Cristiane Feitosa Pinheiro, doutora em Educação, da área de Estudos Literários do Curso de Letras do CSHNB, falou sobre “Literatura e QVT”. A professora abordou  o prazer proporcionado pela leitura de obras literárias e sua relação com o desenvolvimento do bem-estar no trabalho. Trouxe ainda sugestões de leitura de clássicos da literatura brasileira. 

semana26

Palestra virtual sobre Literatura e QVT

semana27

semana28

A tarde continuamos com a temática “Atividade Física e QVT”, iniciada dia 25, com  Josielton Bernardes de Araújo - Educador físico e  Personal Trainer. Agora com o foco em exercícios que poderão ser efetuados no ambiente de trabalho e em poucos minutos de dedicação.

semana29

Pela manhã do último dia da “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho”, aconteceu a oficina “Bordado e QVT” com Mizaely Batista de Brito Freire, egressa do Curso de  Letras Libras da UFPI. A atividade de bordado livre entrou na programação do evento como atividade prática, que pode ser incorporada como  hobby dos servidores que gostem de atividades manuais, com foco na diminuição do estresse.

semana30

Oficina de Bordado

semana31

No período da tarde do dia 27, fechamento da “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho” ocorreu um passeio ciclístico com as presenças do diretor do Campus, do professor Frank César Lopes Véras, condutor do passeio, servidoras do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) e da Divisão de Recursos Humanos (DRH) do Campus, bem como familiares das servidoras.

passeiociclistico

Passeio ciclístico encerrou a programação

passeiociclistico2

Fim do conteúdo da página