Em comemoração ao dia do professor (15-10-2022) e ao dia do Servidor Público (28-10-2022), a Direção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em parceria com a Superintendência de Recursos Humanos (SRH), promoveu a “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho” - uma semana de atividades presenciais e online voltadas à saúde e bem-estar dos docentes e técnico-administrativos, bem como da comunidade externa.
Na abertura do evento o professor Juscelino Francisco do Nascimento e a professora Patrícia da Cunha Gonzaga, diretor e vice-diretora, deram as boas vindas aos presentes e falaram da importância do evento para construção dos diálogos e ações com foco na qualidade de vida no trabalho, gerando bem-estar em seus colaboradores, docentes e técnico-administrativos, que por sua vez irá refletir nos alunos e em toda comunidade a qual a UFPI está integrada.
Abertura do Evento
Também esteve presente a professora Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Superintendente de Recursos Humanos, que parabenizou a iniciativa do CSHNB e propôs uma maior integração nas atividades que envolvessem os servidores da UFPI. Para tanto a Superintendente colocou-se à disposição para a criação de um Grupo de Trabalho direcionado a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) com servidores de todos os Campi da UFPI, proporcionando a partir de então ações conjuntas.
A Superintendente de Recursos Humanos, professora Flávia Lorenne, presente no evento.
A pedagoga do Curso de Licenciatura em educação do Campo (LEDOC), Daniela Rosa Alves da Silva Pereira, e a egressa do curso de Bacharelado em Nutrição, Ana Rafaela Silva Pereira, ambas do CSHNB, falaram da importância e da alegria em participar do evento.
Nutricionista, Ana Rafaela Silva Pereira
Na palestra de abertura, dia 20 pela manhã, a contadora do Campus, Rosiany de Sousa Luz, abordou Desenvolvimento Institucional e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A palestrante focou nas dimensões e benefícios da adoção de um programa de QVT para a instituição e para seus servidores.
Servidora Rosiany de Sousa Luz, palestrando durante o evento
Durante a palestra de abertura
A palestrante focou nas dimensões e benefícios da adoção de um programa de QVT
No período da tarde, a egressa do curso de Bacharelado em Nutrição, Ana Rafaela Silva Pereira, nutricionista do 1° Centro de Atendimento ao Câncer de Picos - PI, abordou questões como respeito ao corpo, ao próximo, desenvolvimento de hábitos alimentares rico em nutrientes e trouxe dicas de lanches práticos para casa e trabalho, além da importância do não descarte (ocasionados por dietas extremas ou da “moda”) e manter de forma equilibrada alimentos ricos em memórias afetivas que influenciam na qualidade de vida.
Palestra sobre Nutrição e QVT
No dia 21, o fisioterapeuta Pedro Domingos Pereira Neto, especialista e atuante em Osteopatia e em Fisioterapia e Segurança do trabalho, abordou a “ Prevenção e Tratamento da dor e QVT”, a princípio com foco na questão psicológica, nas crenças e depois na importância da postura, bem como exercícios laborais que podem prevenir dores, fator de grande importância na qualidade de vida no trabalho.
Palestra sobre Prevenção e Tratamento da dor e QVT
No período da tarde, aconteceu a oficina com a professora Kláudia Craveiro da Cunha Moretta, coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus, que falou sobre “A matemática da Beleza em cores e QVT”, na qual a docente apresentou sua paixão pela beleza proporcionada pela combinação harmônica das cores e como essa harmonia gera qualidade em sua vida e reflete em seu trabalho como docente.
Colorimetria como um dos focos da palestra
No dia 24, aconteceu a continuação da conversa iniciada no dia 21 (sexta-feira) com o fisioterapeuta Pedro Domingos Pereira Neto sobre “ Prevenção e Tratamento da dor e QVT” agora de forma presencial, com conversas mais diretas com os servidores e orientações sobre posturas e tratamentos de dores.
Oficina sobre Prevenção e Tratamento da dor
Na tarde do dia 24, o professor Tiago Bomfim do Instituto Federal do Piauí (IFPI) falou sobre Ciclismo e QVT. O docente esclareceu que seu desempenho como profissional, como esposo e como pai estão diretamente ligados à sua saúde. E que a mesma está relacionada com a atividade física desempenhada por ele. E como o ciclismo tem contribuído para sua qualidade de vida, de modo integral. O professor também incentivou os docentes e técnicos, bem como comunidade externa presente, a participarem do passeio ciclístico que ocorreria logo após, no último dia do evento.
Palestra virtual sobre ciclismo e QVT
Pela manhã do dia 25, a Dra. Denise Leal Barros, dentista da Equipe Odontus em Picos-PI, falou sobre “ Saúde bucal e QVT”. A odontóloga abordou as principais doenças odontológicas e tratamentos, como também os custos sociais e econômicos que doenças bucais geram na população produtiva brasileira e sua relação com a qualidade de vida dos trabalhadores, bem como a qualidade dos serviço prestado pelas instituições à comunidade.
Palestra sobre Saúde bucal e QVT
No período da tarde aconteceu uma atividade prática com Josielton Bernardes de Araújo - Educador físico e Personal Trainer - com foco na “Atividade Física e QVT”. A atividade aconteceu na modalidade híbrida, onde os servidores inscritos participaram de forma presencial e online, com roupas para atividade física. O foco era desenvolver nos servidores a motivação para começar ou continuar a prática de exercícios físicos, que contribuem para a manutenção da saúde e melhor desempenho no trabalho.
Durante a palestra/oficina “Atividade Física e QVT”
No dia 26, a professora Cristiane Feitosa Pinheiro, doutora em Educação, da área de Estudos Literários do Curso de Letras do CSHNB, falou sobre “Literatura e QVT”. A professora abordou o prazer proporcionado pela leitura de obras literárias e sua relação com o desenvolvimento do bem-estar no trabalho. Trouxe ainda sugestões de leitura de clássicos da literatura brasileira.
Palestra virtual sobre Literatura e QVT
A tarde continuamos com a temática “Atividade Física e QVT”, iniciada dia 25, com Josielton Bernardes de Araújo - Educador físico e Personal Trainer. Agora com o foco em exercícios que poderão ser efetuados no ambiente de trabalho e em poucos minutos de dedicação.
Pela manhã do último dia da “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho”, aconteceu a oficina “Bordado e QVT” com Mizaely Batista de Brito Freire, egressa do Curso de Letras Libras da UFPI. A atividade de bordado livre entrou na programação do evento como atividade prática, que pode ser incorporada como hobby dos servidores que gostem de atividades manuais, com foco na diminuição do estresse.
Oficina de Bordado
No período da tarde do dia 27, fechamento da “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho” ocorreu um passeio ciclístico com as presenças do diretor do Campus, do professor Frank César Lopes Véras, condutor do passeio, servidoras do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) e da Divisão de Recursos Humanos (DRH) do Campus, bem como familiares das servidoras.
Passeio ciclístico encerrou a programação