O Projeto de Extensão Saúde e Segurança no Trânsito objetiva realizar assistência em saúde ao público formado por caminhoneiros, uma vez que esses apresentam longas jornadas de trabalho, associadas a má alimentação, inatividade física, desregulação de sono e vigília, uso corriqueiro de drogas psicoativas e estão expostos a riscos iminentes à saúde com bastante intensidade.
Orientações.
Conforme a coordenação do Projeto, além da carga horária de trabalho excessiva, os caminhoneiros não conseguem procurar os serviços de saúde para realizar uma avaliação completa de rotina com frequência, ficando expostos ao risco de desencadearam um mal súbito, decorrente das condições de vida que vivem e assim provocarem acidentes de trânsito.
Aferição de pressão arterial.
Desse modo, notou-se a necessidade de avaliar o risco cardiometabólico desse público através da promoção de atendimentos de saúde, avaliação medidas antropométricas, associadas ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e orientações gerais sobre condutas de educação no trânsito, alimentação e sono.
Aferição de medidas antropométricas.
Essas ações são realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, onde juntos proporcionamos promoção da saúde e segurança no trânsito. Até o presente momento, foram atendidos mais de 150 caminhoneiros, através do fornecimento de atividades como:
-
Acolhimento e escuta inicial, através da coleta de informações de idade, sexo, cartão do SUS, nome da mãe, antecedentes familiares e pessoais, fatores de risco e alergias.
-
Aferição de pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca e saturação de oxigênio.
-
Verificação de glicemia capilar em jejum ou pós-prandial.
-
Verificação de medidas antropométricas e riscos cardiovasculares, através do cálculo do Índice de Massa Corporal e cálculo da relação de cintura-quadril.
-
Fornecimento de caderneta do viajante e orientações sobre educação e condutas no trânsito.
Coleta de Glicemia Capilar
O Projeto também conta com a produção de um material educativo, intitulado: “Caderneta do Viajante”. Este foi um material produzido pelas bolsistas da extensão com base nos dados da ficha de saúde, que também é um instrumento que subsidia os atendimentos, contendo informações como: situação vacinal, alimentação, eliminações fisiológicas, alergias, sono e repouso, bem como orientações de educação no trânsito.
Material Educativo
Atualmente, o projeto é coordenado pelo Prof Francisco Gilberto Fernandes Pereira do curso de Enfermagem e possui duas bolsistas do Programa PIBEX da PREXC/UFPI e mais 16 participantes voluntários entre profissionais de saúde, estudantes de enfermagem, medicina e nutrição.
Confira mais fotos:
Equipe responsável pela primeira blitz.
Equipe responsável pela segunda blitz.
Equipe responsável pela terceira blitz
Enfermeiro e colaborador executor do projeto.