Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Estudantes do Ensino Médio de Sussuapara – PI visitam o Campus da UFPI em Picos

Estudantes do Ensino Médio de Sussuapara – PI visitam o Campus da UFPI em Picos

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 09h13 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 10h08

IMG_0207.JPG

Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Helvídio Nunes, do município de Sussuapara-PI, visitaram na manhã desta quarta-feira, dia 21 de setembro, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí.

O grupo de alunos veio acompanhado pela coordenadora, Maria Brito e pelo professor de Português, Marcos Oliveira. A recepção da turma aconteceu no Auditório Fontes Ibiapina. Na ocasião, o Diretor do CSHNB, Prof. Juscelino Nascimento, desejou boas-vindas aos visitantes e os conduziu por diferentes setores da Instituição.

IMG_0231.JPG

Visitantes na Biblioteca Setorial do CSHNB

A programação da visita social começou na Biblioteca Setorial do Campus, com informações sobre os serviços ofertados pelo setor. Em seguida, os blocos administrativos e os laboratórios multidisciplinares foram visitados.

IMG_20220921_095941000.jpg

Visitantes no Bloco dos Laboratórios Multidisciplinares

Os alunos visitaram também o Restaurante Universitário e Residência Universitária. A programação contou com apresentações da Assessoria de Ensino conduzidas pelo Assessor de Ensino, Prof. Gardner Arrais (sobre o Campus e Cursos de Graduação) e o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) trouxe informações sobre programas e serviços ofertados aos estudantes do CSHNB.

IMG_20220921_100605526_HDR.jpg

No RU foram repassadas informações sobre o funcionamento do setor

Conforme a coordenadora da Unidade Escolar, Maria Brito, existe um projeto que acontece todos os anos na escola, que é a feira das profissões, e está dentro do Plano de Ação Anual. “Com isso, trazemos os alunos para a visita na Universidade, para incentivá-los e motivá-los a descobrir qual é o curso que querem seguir para a sua carreira futura, isso é um incentivo. Visitando na prática acredito que conseguirão descobrir e seguir algo mais seguro conhecendo”, explica a docente.

IMG_0262.JPG

Informações sobre assistência estudantil foram repassadas pelo NAE

O professor Marcos Oliveira, destaca que a visita também tem como foco uma disciplina do Novo Ensino Médio, Projeto de Vida. “Estamos aqui para conhecer o Campus da Universidade Federal do Piauí, e despertar no aluno o desejo de prosseguir na educação superior, na continuidade de estudos. Essa disciplina visa despertar no aluno esse interesse objetivando a sua formação profissional e consequentemente a sua inserção no mercado de trabalho, destaca Marcos Oliveira.

IMG_0269.JPG

A oferta de Curso de Graduação foram informadas aos visitantes através da Assessoria de Ensino

Para a aluna do 3º ano, Bianca Sousa, a oportunidade ampliou seu campo de visão. “É importante, porque nessa reta final do Enem ficamos um pouco desmotivados, pois temos medo de não conseguir e vindo para cá, hoje, foi muito importante, porque vendo os alunos aqui significa que se eles conseguiram, também podemos conseguir”.

Questionada sobre que curso deseja, Bianca Sousa destaca que desde pequena sonha em fazer Medicina. “Não tinha o curso na UFPI em Picos e agora tem e ficou mais acessível para que possa realizar meu sonho. Dos locais visitados, os que mais chamaram a minha atenção foram os laboratórios de Anatomia e Fisiologia, além da biblioteca, onde encontrei vários livros de Medicina que me deixaram encantada,” concluiu Bianca Sousa.