Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Retorno presencial às aulas da Ledoc/CN é marcado por atividades de acolhimento no Campus de Picos

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 16h15 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 16h52

IMG_20220629_085614932.jpg

Teve início na quarta-feira, dia 29 de junho, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí, o período letivo 2022.1 para a comunidade acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/ Ciências da Natureza (LEDOC/CN).

Na programação organizada para o início deste período letivo foi realizada uma mística. Em seguida ocorreu café coletivo que contou com a presença da Direção do Campus, técnicos, docentes e mais de 100 alunos das três turmas da Ledoc.

Estudantes de diferentes municípios como São João da Varjota, Massapê, Francisco Santos e São José do Piauí trouxeram itens como frutas e sucos, cuzcuz, beiju, bolos, doces e salgados para o café compartilhado. A programação também teve apresentações culturais e recitação de poesias.

Screenshot_20220629-125008_2.png

A atividade no Campus da UFPI em Picos contou com a presença de representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Afonso Galvão e Francisca Silva (estudante da Ledoc na UFPI, Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus) , e da egressa da Ledoc/CSHNB; Maria Gorete Menezes, professora do Assentamento Ambrósio, localizado no município de Geminiano, que teve trabalho reconhecido pelo grupo de pesquisa da Unicamp.

As técnico-administrativas, Daniela Rosa Alves (Pedagoga) e Elizeth Leal (Assistente em Administração), que atuam na Coordenação 4 – Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, também estiveram presentes nas atividades de acolhimento aos estudantes.

Professores que fazem parte do corpo docente do Curso: Profª Drª Suzana Gomes (Coordenadora); Profª Drª Edneide Siva; Profª Drª Tamaris Gimenez; Profª Drª Patrícia Lopes; Prof. Dr. Lauro Mota; Profª Drª Juliana Bendini e Prof. Dr. Gardner Arraes (Assessor de Ensino no CSHNB), também saudaram aos discentes.

Na ocasião, a Pedagoga Elisiene Borges, representando do NAE, desejou boas-vindas aos estudantes e destacou que o Núcleo de Assistência Estudantil do CSHNB está sempre à disposição deles durante a jornada acadêmica.

IMG_20220629_090717148.jpg

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), documento norteador da ação educativa do Curso, são 100 dias letivos que a Ledoc tem em cada semestre e é utilizada a alternância. O tempo universidade refere-se ao momento das aulas presenciais, disciplina obrigatória de cada período letivo.

Além do tempo comunidade que é o momento de atividades, subsequente ao tempo universidade, em que os educandos realizarão atividades teórico-práticas, nas comunidades em que vivem trabalham ou em escolas do campo.