Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Novas Aquisições Bibliográficas na Biblioteca Setorial do CSHNB, investimentos na ordem de R$ 100 mil

Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 06h28 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 08h50

livros

A Biblioteca Setorial do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (UFPI) adquiriu recentemente novos títulos para complementar o acervo. As aquisições bibliográficas recentes  são do processo licitatório 2020-2021 onde foram investidos R$ 101.738,68 em livros para o setor.

Foram adquiridos 293 títulos totalizando 1.372 exemplares contemplando as áreas da Ciência da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Lingüísticas e Letras. O processo de aquisição é um trabalho permanente anual onde as bibliotecas juntamente com as coordenações de curso e a comunidade acadêmica indicam obras a serem adquiridas para o desenvolvimento da coleção do acervo.

Conforme o Bibliotecário no CSHNB, Rafael Gomes de Sousa, a prioridade no processo de aquisição são as obras que são indicadas nos planos de curso das disciplinas. “Em um segundo momento o bibliotecário pode fazer sugestões de obras que tenham em poucas quantidades no acervo ou que são mais requisitadas por empréstimos, além da reposição das obras danificadas, como também abrimos espaços para a comunidade acadêmica sugerir obras de interesse geral como literaturas dente outras”, explica o servidor.
A Biblioteca Setorial do CSHNB faz parte do Sistema Integrado de Biblioteca da UFPI (Sibi/UFPI), um conjunto de nove bibliotecas que tem como função “Atuar na promoção do acesso à informação e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Piauí”.

IMG 20220316 WA0083 1 horz

Imagens da Biblioteca Setorial do Campus da UFPI em Picos

Atualmente o acervo da biblioteca conta com aproximadamente 5.500 títulos e 22.710 exemplares de livros que atender aos 11 cursos de graduação ofertados e que encontram na biblioteca todo o suporte para pesquisa. Além do acervo bibliográfico, a biblioteca oferece o acesso ao Portal de Periódicos CAPES, essa grande biblioteca virtual que oferece uma vasta produção científica mundial seja por meio de livros, periódicos e materiais audiovisuais.

IMG 20220316 WA0081 copy

Espaço Digital de Pesquisa

Como forma de ampliar o acesso a informação, a biblioteca junto com a Coordenação Administrativa e Financeira do Campus (CAF) está em fase de implantação do “Espaço Digital de Pesquisa”, um laboratório com computadores e acesso a internet que irá permitir aos usuários fazem suas pesquisas e produzir seus trabalhos acadêmicos. Rafael Gomes ressalta que a ideia desse espaço que vai ampliar o acesso a informação, é também oportunizar o acesso dos usuários que não tem recursos tecnológicos em suas residências, como notebooks e internet.