Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Organização e planejamento de estudos são tema de palestra no Campus da UFPI em Picos

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 06h49 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 09h05

Estudantes do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI) participaram na tarde da segunda-feira, dia 14 de março, da Palestra “Organização e Planejamento de Estudos: Rotina e Sucesso Acadêmico”. O evento on-line ofertado através do serviço pedagógico do Núcleo de Assistência Estudantil da UFPI /CSHNB foi ministrado pela Drª. em Educação, Kely-Anee Nascimento.

A palestrante apresentou pontos importantes na relação entre o aluno e o estudo que são: manter um ambiente de estudos organizado, gestão do tempo e seleção de conteúdo. Um dos principais pontos apresentados por Kely-Anee Nascimento durante a palestra está relacionado a tornar a prática de estudos em um hábito diário e,sobretudo, foco para alcançar os objetivos.

Sem título copyPrint da sala virtual

Com um papo bem aberto e reflexões sobre a disciplina nos estudos, Kely-Anee encerrou a palestra apresentando 10 (dez) dicas e técnicas de estudos. Durante o encontro, os participantes puderam tirar dúvidas e relatar situações pelas quais se identificavam. A acadêmica do curso de História do CSHNB, Mariney Pereira Trindade, classificou o encontro como “excelente”. “Foi uma palestra que eu fiquei do início ao fim com o celular na mão e prestando atenção a tudo o que ela falou. Porque esse tipo de palestra geralmente só temos acesso a essas informações em cursos que são pagos. “ explicou, Mariney Trindade.

A estudante destacou sobre o direcionamento e testemunho apresentados pela palestrante. “Ela explicou os mínimos detalhes. Desde o ambiente  para que possamos nos planejar até mesmo o nosso objetivo, onde nós queremos chegar. Passar num concurso público; Se formar. Temos que estabelecer metas e a partir daí trilhar nesses objetivos diariamente”, explicou a estudante.

Sem título1Imagem com slide de apresentação

Outros pontos abordados durante a palestra e destacados por Mariney Trindade como desafios enfrentados por ela  foram: fazer  inúmeras coisas ao mesmo tempo e no final das contas as vezes não fazer nada e sobre o horário de estudos o adaptando a necessidade de cada aluno.“A minha realidade é que eu moro numa casa pequena em que eu não tenho aquela privacidade para estudar, mas a partir da palestra eu pude pensar que cada um tem a sua realidade e cada um tem que correr atrás dos seus objetivos de acordo com a sua realidade”, ressalta, Mariney Trindade.

Para finalizar, a acadêmica de História destacou a satisfação em participar da palestra. “Eu me senti acolhida nesse encontro e peguei mais um incentivo. Eu preciso me organizar, ter uma rotina de anotações em minha agenda. Eu tenho agenda, mas não faço uso”, enfatiza a discente.

O estudante do curso de Ciências Biológicas da UFPI em Picos, Lucidio Dantas, também descreve a satisfação em participar do evento. “A palestra da professora Kely-Anee foi sensacional. Até então eu acreditava saber tudo sobre estudar e aprender de forma convincente os assuntos dos quais fazia empenho, mera ilusão. Preciso me reinventar, essa é a verdade. Os métodos usados e recomendados pela professora, vão muito além da nossa própria vontade de estudar, são incursos como impulsos da bainha de mielina no cérebro, quando planejamos de forma correta nossa metodologia. Gostei muito, nota 10!”, finaliza Lucidio Dantas.