Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Curso de Enfermagem CSHNB/UFPI retoma as atividades de Estágio curricular presencial

Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2020, 10h52

Uma ação conjunta entre os gestores do Curso de Enfermagem (CSHNB/UFPI) e as Instituições de Saúde do município tornou possível a retomada dos estágios presenciais do último ano do Curso de Graduação em Enfermagem, suspensos desde o dia 16 de março de 2020.

O retorno às atividades de estágio curricular presencial ocorreu na segunda-feira (30/11) após o parecer favorável do Comitê Gestor de Crise (CGC/UFPI). Com o decréscimo da incidência da Covid-19 no Piauí nos últimos dias, alunos e professores do Curso se mobilizaram para a retomada dos estágios curriculares a partir da construção de um Plano de retorno seguro das atividades, envolvendo medidas sanitárias e de biossegurança (EPIs e testagem) necessárias.

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL) e a Secretaria Municipal de Saúde (ESF, CAPS II e AD, CLISAM, Vigilância Epidemiológica, PAIM), concedentes do estágio, ocuparam um papel essencial na construção e implementação do plano, que se consolida frente ao esforço da UFPI em garantir os insumos e ao apoio e engajamento dos enfermeiros das instituições de saúde.

Para Denival Jr, aluno do curso e membro do CGC/UFPI, “ a participação do CGC/UFPI na análise de riscos e das possibilidades de retorno com segurança e a qualidade foi fundamental para que as atividades pudessem retornar no momento atual.” Já o aluno Vicente Reges ressalta que “com o retorno oficial dos estágios, a alegria e euforia são as palavras que podem nos definir, pois estamos cada vez mais certos que as portas para o nosso futuro voltaram a se abrir.”

Um total de 31 graduandos estão distribuídos em duplas nos diversos serviços de saúde públicos de Picos e outros 26 estão atuando na ação estratégica “O Brasil Conta Comigo” do Governo Federal. As atividades de estágio curricular referentes ao período 2020.1 seguem com acompanhamento e supervisão de professores da UFPI e supervisores dos serviços de saúde, podendo ser interrompidos a qualquer momento conforme riscos e análise da situação da pandemia.

A partir da esquerda: Profa. Me. Iolanda Gonçalves de Alencar Figueiredo, Profa. Dra. Lany Leide de C.R. Campelo (Coordenadora do estágio curricular), Profa. Esp. Raila Carvalho Feitosa e profa. Esp. Danila Barros Bezerra Leal (quadro de professores substitutos) e Prof. Dr. Francisco Gilberto Fernandes Pereira (Coordenador do curso).

1.jpg

2.jpg

Professores Gilberto e Lany e a técnica de laboratório Enfermeira Eliziane Oliveira de Lima preparando os kites de EPI para os graduandos

3.jpg

O Biomédico Renan de Lima Costa do CIEM foi o responsável pela testagem dos alunos e professores

4.jpg

Reuniões on-line entre alunos e professores.

5.jpg

Professora e graduandos da UFPI acompanhados da Enfermeira Francília Waldília Cruz Araújo, na UBS Cecília Nery em Picos.

6.png

Os graduandos Ingryd Hariel e Maurilo Franco com a enfermeira Karla Jessik Silva Fernandes Damasceno no HRHJ

7.png

Entrega dos EPIs para os graduandos na UFPI/CSHNB.

8.png

Graduando Manoel Renan estagiando na Estratégia “O Brasil Conta Comigo em Unidade Mista de Saúde no município de Santo Antônio de Lisboa.

9.png

Graduandos Vicente Rubens e Maria Irla com a enfermeira Rita de Cássia de Carvalho Leal na UBS Parque de Exposição em Picos.

10.png

Graduando Denival Nascimento e a coordenadora do Estágio profa. Dra. Lany Leide com a enfermeira Ionara Holanda de Moura em conversa na SMS de Picos.

WhatsApp Image 2020 12 01 at 10.19.5220201201114857

Enfermeira Estomaterapeuta Rhaylla Pio supervisionando graduandos na CLISAM