Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Projeto de extensão leva produtos da agricultura familiar/camponesa para dentro da universidade em Picos

Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2020, 21h23 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2020, 22h39

O projeto de extensão “A feira é livre no espaço universitário: aproximando a agricultura familiar ao ambiente acadêmico do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros” surgiu a partir da necessidade dos agricultores familiares/camponeses da macrorregião de Picos por espaços para comercialização direta de seus produtos.

Logo feira20200514210723Logomarca da Feira no CSHNB

A Coordenadora do projeto, Tamaris Gimenez Pinheiro explica que “a experiência de ter uma feira no Campus ocorreu há mais de sete anos e foi interrompida por problemas burocráticos. Com a consolidação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza houve a reaproximação entre a UFPI e o povo camponês que, agora, além de poder comercializar novamente seus produtos no chão da universidade por meio do projeto de extensão, tem a oportunidade de receber uma formação em ensino superior”.

O objetivo principal do projeto é o fortalecimento da agricultura familiar/camponesa, a fim de melhorar a qualidade de vida dessa população, bem como a qualidade alimentar da comunidade acadêmica e dos bairros vizinhos à Instituição de Ensino. A nova roupagem da feira iniciou em 2017, com vendas ocorrendo permanentemente dentro do campus todas as manhãs das quartas-feiras.

Na feira se comercializa itens produzidos por meio de técnicas agrícolas ecológica, social e economicamente sustentáveis e justas, cujo princípio norteador é a garantia da soberania alimentar e nutricional com base na agroecologia. Segundo Tamaris Gimenez, “o foco do nosso projeto é a produção de alimentos fundamentada nos conhecimentos de técnicas agrícolas locais, com destaque ao trabalho desempenhado pelas mulheres, o baixo impacto ambiental pela não utilização de agrotóxicos e insumos químicos, a oferta de grande diversidade de produtos, o uso da mão de obra familiar, a venda direta e o respeito ao consumidor”.

FeiraCSHNB20200514210818 Produtos ofertados através do projeto de extensão.

Com o isolamento social exigido como medida de enfrentamento da pandemia do COVID 19, o projeto teve que sofrer modificações e passou a ser uma ação de prestação de serviço cadastrada no Projeto de Extensão “Em busca de extensionistas para o enfrentamento do coronavírus”, cadastrado na PREXC sob o título “Fique em casa e garanta a feira: alternativas para a comercialização dos produtos da agricultura familiar em tempo de pandemia” cujo objetivo é proporcionar ferramentas e espaços alternativos para as/os agricultoras/es familiares que participam do projeto possam comercializar com segurança seus produtos.

Para isso, as vendas passaram a ocorrer virtualmente com o uso de um site, com cada pedido sendo previamente separado para garantir rapidez e agilidade na entrega, a qual funciona num sistema semelhante ao drive thru. “Nesses dois meses de vendas online conseguimos fazer novas parcerias, como com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Nosso catálogo de produtos passou de 25 para 110 itens, fornecidos por mais de 25 agricultores/as para quase 85 famílias consumidoras do município”, aponta a Coordenadora.

FeiraCSHNB120200514211805Plataforma virtual da Feira do CSHNB.

Para o professor do IFPI, Edson Lourenço da Silva, colaborador do projeto, “esses números são muito positivos pois refletem o papel social das instituições de ensino em proporcionar geração de renda aos agricultores, que puderam vender seus produtos num período em que estavam impedidos de comercializa-los; o controle da doença, pois um número representativo de pessoas deixaram de se expor em ambientes públicos para busca e aquisição desses produtos; além da garantia de alimentação saudável.”

O Coordenador Nacional e Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Afonso Galvão, ressalta que“a feirinha é um orgulho porque estamos levando até essas pessoas alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, transgênicos sem nenhum tipo de conservantes. Alimentos da própria produção desses agricultores. Para nós é uma honra muito grande estar participando, ainda mais nesse tempo de pandemia em que as dificuldades são enormes, isso porque como as feiras livres estão suspensas há vários dias, e é o principal espaço que muitos desses agricultores têm para comercializar seus produtos, a feira da universidade abriu uma grande oportunidade para as nossas famílias da base do MPA”, afirma o coordenador.

Conforme a agricultora do município de Santana do Piauí, Joanita Santos Sousa, “a Feira dentro da UFPI representa oportunidade, possibilidade tanto de conhecimento quanto ampliação de mercado onde ganhamos em todos os aspectos, à medida que fazemos amigos ganhamos clientes e comprovamos que o campo pode sim, além de ser um bom lugar para viver é uma excelente fonte de renda que pode transformar a vida de um agricultor”, afirma.

Joanita Santos destaca que “essa nova roupagem da Feira da UFPI representa algo novo e diferente. Um espaço onde não imaginávamos que um dia poderíamos usar. Esta ferramenta contribui para a venda de nossos produtos que caíram drasticamente com esta pandemia, momento difícil que estamos vivendo. E neste espaço queremos agradecer os coordenadores deste projeto que muito têm nos ajudado", ressalta a agricultora.

Para fazer o pedido basta entrar no endereço https://kyte.site/feira-cshnb. Semanalmente o site é liberado para pedidos na segunda-feira e fica aberto até terça às 14 horas. A entrega ocorre na quinta-feira, das 10h30 às 11h30. Para obter mais informações sobre a feira, além de outras relacionadas ao projeto, basta seguir o perfil @feiraCSHNB no Instagram.