A Biblioteca Setorial José Albano de Macêdo do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros está na fase de mudança do seu sistema de gestão. O novo sistema permite a integração do campus em Picos com o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí – SIBi/UFPI.
Servidores das Bibliotecas da UFPI.
Com a mudança, uma equipe da Biblioteca Central e Sistema de Bibliotecas da UFPI veio a Picos para auxiliar no processo técnico dos livros e capacitação dos servidores da biblioteca para viabilizar o sistema integrado.
O chefe da Biblioteca Central da Universidade Federal do Piauí, Rigoberto Veloso Carvalho, destaca que “o novo sistema trará mais interatividade, como por exemplo, toda movimentação que o usuário tem na conta dele na biblioteca vai receber por e-mail. Se faz um empréstimo, automaticamente vai uma mensagem via e-mail. Se o empréstimo está vencendo amanhã, hoje recebe um comunicado de que o empréstimo dele está vencendo. Se ele faz uma reserva também é alertado de que o livro já chegou e pode pegar. Então é um sistema mais interativo que funciona dentro do portal do discente que os alunos hoje já têm acesso” explica.
Técnicos em capacitação no CSHNB.
Rigoberto Carvalho informa que para que os usuários tenham acesso ao novo sistema deve ser realizar o cadastro. Os estudantes devem acessar o Portal Discente, procurar menu Biblioteca e cadastrar para usar o serviço. Servidores devem realizar o cadastro no Sigaa – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, opção Biblioteca.
Conforme o responsável pela Biblioteca Setorial do Campus de Picos, Rafael Gomes, "é um trabalho que começou no início de 2019 que é toda a mudança, migração e atualização do sistema, colocando tudo disponível no SIGAA para que os alunos do campus em Picos já possam ter acesso a essa nova ferramenta que a UFPI oferece. O sistema já está disponível para uso”, finaliza.