Os documentos eclesiásticos, livros e tantas outras escrituras avulsas referentes aos registros de batismos, óbitos e casamentos, compõem o patrimônio histórico e cultural da Igreja Católica e da humanidade.
Com o objetivo de preservar esse material histórico, o projeto de extensão “História na comunidade: digitalização de documentos eclesiásticos na cidade de Jaicós” desenvolvido por estudantes do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em Picos, visa prolongar a vida útil dos documentos e garantir o acesso às informações para gerações futuras.
A preservação se inicia a partir da coleta da documentação em Jaicós (PI). Após esse procedimento é realizado o transporte do material para o laboratório, onde ocorre a higienização, catalogação e a digitalização.
Professor Francisco Gleison da Costa Monteiro e extensionistas do projeto durante coleta de documentação
O Prof. Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro, coordenador do projeto, explica que tanto a comunidade como a Diocese se beneficiam com o projeto, pois quando o público vai à paroquia, não se faz necessário consultar os livros, uma vez que estão em processo de deterioração.
“E os alunos ganham experiência com o manuseio de documentos antigos, além de aprenderem o processo de catalogação e interpretação da documentação, muitos do século XIX”, destaca o coordenador.
A 1ª etapa do projeto foi concluída e a 2ª prevê a conclusão da digitalização dos documentos da diocese de Picos.
O projeto faz parte do programa de extensão "Restauração, Catalogação e Digitalização de documentos do Piauí", inserido no Núcleo de Pesquisa e Documentação em História (NUPEDOCH) e é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) da UFPI.
Confira mais fotos da equipe em atividade: