Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Projeto de extensão digitaliza documentos seculares de igrejas de Oeiras e Picos
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão digitaliza documentos seculares de igrejas de Oeiras e Picos

Imprimir
Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 09h24 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 09h26

processo de digitalizacao20190328085347

 

Os documentos eclesiásticos, livros e tantas outras escrituras avulsas referentes aos registros de batismos, óbitos e casamentos, compõem o patrimônio histórico e cultural da Igreja Católica e da humanidade. 

Com o objetivo de preservar esse material histórico, o projeto de extensão “História na comunidade: digitalização de documentos eclesiásticos na cidade de Jaicós” desenvolvido por estudantes do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em Picos, visa prolongar a vida útil dos documentos e garantir o acesso às informações para gerações futuras.

A preservação se inicia a partir da coleta da documentação em Jaicós (PI). Após esse procedimento é realizado o transporte do material para o laboratório, onde ocorre a higienização, catalogação e a digitalização. 

equipe responsável pelo projeto20190328085709

Professor Francisco Gleison da Costa Monteiro e extensionistas do projeto durante coleta de documentação 

 

O Prof. Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro, coordenador do projeto, explica que tanto a comunidade como a Diocese se beneficiam com o projeto, pois quando o público vai à paroquia, não se faz necessário consultar os livros, uma vez que estão em processo de deterioração. 

“E os alunos ganham experiência com o manuseio de documentos antigos, além de aprenderem o processo de catalogação e interpretação da documentação, muitos do século XIX”, destaca o coordenador.

A 1ª etapa do projeto foi concluída e a 2ª prevê a conclusão da digitalização dos documentos da diocese de Picos. 

O projeto faz parte do programa de extensão "Restauração, Catalogação e Digitalização de documentos do Piauí", inserido no Núcleo de Pesquisa e Documentação em História (NUPEDOCH) e é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) da UFPI.

 

Confira mais fotos da equipe em atividade:

leitura e interpretação de arquivos20190328090332

foto ação em igreja20190328090447

material coletado20190328090555

 

Fim do conteúdo da página