Página inicial > Últimas Notícias - Picos > UFPI realiza atividades na Semana Nacional do Sono

UFPI realiza atividades na Semana Nacional do Sono

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 12h03 | Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

semana nacional do sono20190311090500

De 11 a 17 de março em todo Brasil acontece atividades alusivas da Semana Nacional do Sono, um evento proposto pela Associação Brasileira do Sono – ABS e demais entidades. Nesse ano o tema: “Dormir bem é envelhecer com saúde”, abordará toda população e também, com um enfoque maior, para o público da terceira idade. Nesse intuito serão desenvolvidas ações para orientação e conscientização da melhor qualidade do sono nos mais variados espaços e principalmente nos Abrigos e Lares de longa permanência para idosos.

O Professor Renato Mendes, docente do Curso de Medicina de Picos – CSHNB, juntamente com a Professora Daysi Satomi Ykeda (UESPI), representante da ABO seccional Piauí e demais profissionais, desenvolverão ações durante a semana, tanto na cidade de Picos como também em Teresina. E de acordo com a programação nacional, com atividades simultâneas em todo Brasil, em Teresina uma grande ação social será realizada no dia 16 (sábado) de 7h às 12h no Parque Potycabana. (confira as demais atividades durante a semana – em anexo).

No CSHNB em Picos, o Prof. Renato Mendes desenvolve dois projetos de extensão relacionados à temática de Saúde e Sono, intitulados: “Educação é Arte, Saúde é Sono” e o outro “Educação sobre Saúde e Sono na Universidade”, com 18 alunos monitores bolsistas e voluntários dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição. As atividades realizadas para semana do sono contam com o apoio do NESP – Núcleo de Estudos em Saúde Pública e com o GPESC – Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva com ações na linha de trabalho sobre Saúde Mental e Sono.

“Os projetos de extensão tem como objetivo trabalhar ações tanto na comunidade acadêmica quanto fora da UFPI. Nesse ano teremos oportunidade de desenvolver atividades com os funcionários do Restaurante Universitário, com os Alunos da Residência Universitária e também no Lar de Longa Permanência de Idosos na cidade de Picos e Teresina, conscientizando sobre os principais problemas que afetam, os Distúrbios do Sono e principalmente orientando as pessoas a fazerem uma higiene do sono, visando uma melhora na qualidade de vida cotidiana”, pontua o Prof. Renato Mendes.

Confira a Programação.