A Universidade Federal do Piauí anuncia que o projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos), irá encerrar suas atividades do ano de 2018 com a apresentação do espetáculo teatral “Overdose”. Esse espetáculo constitui uma das atividades do evento “Por uma história crítica: tensões sociais envolvendo jovens brasileiros dos anos 1970”, que será realizado nesta sexta-feira (14/12/2018), a partir das 15h, no Teatro João Paulo II, na Av. Joaquim Nelson, 1885, Dirceu I – Teresina-PI. (ENTRADA FRANCA!)
Os coordenadores do evento, Prof. Dr. Raimundo Lima e a Profa. Dra. Cláudia Fontineles, informam que o foco central dessa atividade visa compreender a importância do ensino crítico de História para a formação do cidadão brasileiro, consciente de seus direitos e deveres.
O evento se justifica pelo fato de que nos últimos anos o ensino de História no Brasil vem sofrendo ataques que procuram desqualificar o trabalho do professor em sala de aula. O projeto “Escola Sem Partido” configura-se como um desses principais ataques que, de forma geral, visa retirar a criticidade do ensino de História. A ideia desse evento é promover a reflexão nos participantes sobre os riscos de se formar pessoas com caráter eminentemente técnico, que obedecem a ordens de forma passiva e que não conseguem enxergar as opressões cotidianas a que são submetidas.
Nesse sentido, há a necessidade de se discutir a importância de um ensino crítico. E, uma das formas mais didáticas de se discutir essas questões com o público da Educação Básica é por meio das artes. Assim, a ludicidade do teatro, através do Grupo teatral TEMPUS, irá ajudar na consecução dos objetivos desse evento.
O projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos), da UFPI/CSHNB, tem como um dos seus principais objetivos a divulgação de um conhecimento histórico crítico, por meio da reinterpretação artística da História e Historiografia Brasileira. Nesse sentido, o espetáculo “Overdose”, que será apresentado no referido evento, possibilitará ao público estudantil presente, perceber as relações entre teatro, educação e história. Isto porque essa peça teatral discute as tensões sociais que envolveram alguns jovens brasileiros dos anos 1970. O público e o privado são representados numa estética cênica que expressa múltiplas emoções. O sonho, marcando o limite tênue entre ficção e realidade, acompanha as trajetórias de vida das irmãs Maria Clarisse e Geni. Essas histórias individuais se cruzam, com seus altos e baixos, com suas dores e alegrias, com seus momentos de paz e de guerra, com overdoses de repressão.
Confira fotos do grupo em atuação:
O evento “Por uma história crítica: tensões sociais envolvendo jovens brasileiros dos anos 1970” é uma realização do projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos) –UFPI/CSHNB e do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/UFPI (Área de História).
Programação do evento:
14h às 15h – Credenciamento
Local: Hall do Teatro João Paulo II
15h – Palestra: “O Projeto de Extensão TEMPUS e o ensino de História crítico”
Prof. Dr. Raimundo Nonato Lima dos Santos – UFPI
15h30min – Palestra: “Sociedade e política na década de 1970 no Brasil”
Profª Drª Cláudia Cristina da Silva Fontineles – UFPI
16h – Apresentação da peça teatral “Overdose” – Grupo teatral TEMPUS
17h às 18h – Espaço de diálogos
Ficha técnica da peça teatral:
Espetáculo: Overdose
Gênero: Drama
Duração: 50 minutos
Texto e Direção: Robson Lima (Prof. Dr. Raimundo Lima)
Elenco: Lua Moura, Geórgia Lima, Rubens Silva, José Augusto, Isabel Santos, Emerson Xavier, Tarcísio Luz
Sonoplastia: Rosa Fé
Iluminação: Tânia Geórgia
Maquiagem: Vitor Lucas
Foto e Vídeo: Hasley Andrade e Joel Produções
Produção e realização: Grupo teatral TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos)