Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Acordo ortográfico entra em vigor em 2012
Início do conteúdo da página

Acordo ortográfico entra em vigor em 2012

Imprimir
Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2012, 09h10 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 14h20

Saiba todas as regras do Novo Acordo Ortográfico, que entra em vigor em 2012, e nunca mais fique em dúvida na hora de escrever !

  Não adianta mais fugir dele. O jeito é aprendê-lo. É bom lembrar que o português era a única língua de peso que ainda admitia grafias diferentes. Nove países (Brasil, Moçambique, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Timor Leste, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe) e uma comunidade independente (Macau, China) falam português no mundo. São 242 milhões de pessoas falando a língua portuguesa, sem contar as pessoas que a estão aprendendo. Além disso, é obrigatório o ensino no Uruguai, na Argentina, na Zâmbia e no Congo.

  Ter uma língua tão díspar na escrita considerando o português brasileiro e o português europeu (falado nos outros países) só dificulta o aprendizado estrangeiro de nossa língua e põe uma barreira até diplomática – por que não? – entre nós e outros países, mesmo aquele que falam português.

Além disso, quem mais saiu perdendo nessa história foram os países que falam o português europeu (ou seja, todos menos o Brasil), pois cerca de 1,6% das palavras deles mudaram. No nosso caso, só teremos grafia diferente em apenas 0,5% de nossa língua.

Agora, em 2012, ele é para valer. Não se aceitará mais a outra grafia. E isso vale para os vestibulandos e concurseiros de todo o país.

Fonte: Universia.com

Fim do conteúdo da página