Projeto Brinquedoteca Escolar capacita sobre a importância do lúdico

 

Como parte do projeto de extensão "Brinquedoteca Escolar: um espaço para refletir sobre a educação e saúde da criança", coordenado pela professora Maria Cezar Sousa,  aconteceu no último sábado (12) treinamento direcionado a alunos do curso de Pedagogia, ministrado pelos técnico- administrativos Gláucia Nonato Porto (Técnica em Assuntos Educacionais) e  Josivan Bernardes de Araújo (Administrador), sobre a importância do lúdico em vários contextos.

A capacitação teve três momentos: Inicialmente foram abordados os assuntos: desenvolvimento e aprendizagem proporcionados pelos jogos, brinquedos e brincadeiras; tipos de brincadeiras (de faz-de-conta; de construção; tradicionais e de regras); brinquedoteca – espaço da brincadeira; brinquedista ou ludotecário como profissional emergente.

Num segundo momento abordou-se acerca de jogos empresariais, conceito, práticas na seleção e treinamento de pessoal e a importância de atividades lúdicas  como forma de exercitar habilidades e desenvolver atitudes importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos treinandos.

Para encerrar, aplicou-se o jogo empresarial Tangram da Maria Rita Gramigna (Jogos de empresa, 2006) onde foi possível trabalhar inúmeros pontos com as cursistas dentre eles: liderança, trabalho em equipe, comunicação, raciocínio lógico, planejamento e organização. A aplicação do jogo foi bastante satisfatória uma vez que as alunas puderam perceber na prática o valor da brincandeira para aprendizagem.