Página inicial > EDITAIS - UFPI > PRPG divulga edital de seleção de bolsistas para doutorado sanduíche

PRPG divulga edital de seleção de bolsistas para doutorado sanduíche

Última atualização em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 13h47

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (PRPG-UFPI) comunica a abertura do Edital Nº 10/2022 - Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES e Portaria Nº 289, de 28 de dezembro de 2018 (que estabelece as normas para as modalidades de bolsas e auxílios no exterior, aplicável às ações da Diretoria de Relações Internacionais - DRI) para ampla divulgação dos documentos nos Programas de Pós-Graduação da Universidade.

O edital PDSE aborda temas, como a concessão de bolsas de estudos, os requisitos e atribuições para ser selecionado, o retorno ao Brasil, e entre outras informações.

A PRPG orienta as Coordenações dos Programas de Pós-Graduação a constituir comissões para selecionar os candidatos, que deverão conter no mínimo 04 (quatro) membros: o Coordenador do Programa, um docente permanente do PPG, um representante discente dos Pós-Graduandos (doutorando) e um avaliador externo ao Programa de Pós-Graduação.

Depois da seleção dos candidatos, cada Coordenação do PPG deverá enviar o resultado preliminar contendo relatório da comissão e demais documentos para homologação desta PRPG.

A comissão deverá observar o seguinte calendário:

Etapas

Datas

Responsável

Seleção interna dos candidatos e publicação do resultado final

Até 31 de março de 2022

PPG/UFPI

Inscrição do candidato selecionado no Sistema da Capes (Sicapes)

04/04 a 25/04

(até às 17 horas)

Candidato

Homologação dos candidatos inscritos no Sistema da Capes (Sicapes)

02 a 13/05

Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou Órgão Equivalente

Publicação da relação das inscrições homologadas

Até 18/05/2022

PRPG

Análise técnica dos candidatos pela CAPES

A partir de 19/05/2022

CAPES

Publicação da relação preliminar de aprovados

A partir de 22/06/2022

CAPES

Emissão das cartas de concessão

A partir de 23/07/2022

CAPES

Início das atividades do programa de estudos no exterior

Setembro a novembro de 2022.

Bolsista

Durante a seleção prévia, o cadidato terá que apresentar o Plano de Pesquisa e toda a documentação necessária à Comissão de Seleção de Candidatura na UFPI, seguindo rigorosamente o Edital Nº 10/2022 (PDSE).

É importante destacar que a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação será responsável por gerenciar as cotas, homologar as candidaturas, divulgar os resultados e realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a Capes informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.

Confira o edital.

Mais informações clique aqui.

registrado em: ,