Página inicial > EDITAIS - UFPI > Assessoria Internacional: abertura de candidaturas de estudantes intercambistas para o Instituto Politécnico de Bragança (iIPB)

A Assessoria Internacional da Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que estão abertas as candidaturas para estudantes intercambistas de graduação e mestrado para o Instituto Politécnico de Bragança (iIPB), situado em Bragança, Portugal, para o período de setembro de 2019 a fevereiro de 2020. Como a UFPI possui convênio internacional com o IPB, os alunos de graduação e mestrado podem se inscrever para intercâmbio de um semestre na instituição portuguesa sem pagamento de taxas. As candidaturas serão analisadas pelo ITB.

Informa ainda que não há auxílios financeiros nacionais ou internacionais divulgados até o momento. Os interessados devem ler os documentos em anexo e buscar mais informações no site da instituição. As inscrições, com os documentos exigidos, devem ser feitas por Processo encaminhado à Assessoria Internacional (no Protocolo da UFPI em cada campus) até o dia 29 de março de 2019.

Site: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/instituto-politecnico-de-braganca

Ano letivo de 2019/2020:
1º Semestre: de 16/09/2019 a 13/02/2020
Pausa letiva: de 23/12/2019 a 04/01/2020 (Natal)

N.º vagas: Não há limitação. Todos os alunos estarão isentos do pagamento da anuidade no IPB.

Documentos necessários:

- Passaporte (é obrigatório que os alunos de intercâmbio tenham o passaporte na fase de candidaturas, para que não hajam atrasos com os pedidos de passaporte, que atrasam sempre o pedido do visto de estudante);

- Histórico Acadêmico;

- Contrato de estudos (em anexo o novo formulário)

Para ajudar no preenchimento do "Contrato de estudos" podem consultar o Guia ECTS http://www.ipb.pt/go/d854.

Atenção aos cursos de diferentes câmpus.

Data do envio da candidatura: 29/03/2019 (sexta-feira).

Notas importantes do iIPB para o preenchimento do acordo de estudos:

Os alunos devem escolher matérias do 1.º semestre (semestre de setembro a fevereiro, que no IPB corresponde ao 1.º semestre), podem escolher matérias de diferentes anos letivos, desde que escolham matérias do 1.º semestre.

- Os alunos devem escolher ou matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não é possível escolher matérias dos dois campis, pois situam-se em duas cidades diferentes;

- Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucessos matérias que correspondam, no mínimo, a 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses;

- Aceitamos alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura e de mestrado;

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado podem escolher matérias de línguas dos nossos cursos de graduação de línguas, ofertados na escola superior de educação do IPB. Caso os alunos de intercâmbio pretendam realizar o curso de línguas intensivo do centro de línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo;

- Os certificados de avaliação final serão enviados até 6 semanas depois do término do semestre (13/02/2020).

- Com a avaliação não serão enviados os conteúdos programáticos das matérias (ementas). Os conteúdos programáticos de cada matéria (ementa de cada matéria) estão disponíveis online, no seguinte link: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/cursos/licenciaturas. Ao entrarem em cada curso, podem verificar a lista das matérias no final da página web e ao entrarem em cada matéria é gerado automaticamente o conteúdo programático (ementa). Caso precisem das ementas assinadas e carimbadas pelo IPB, devem avisar e solicitar aos vossos alunos de intercâmbio (depois de chegarem ao IPB e de definirem o acordo de estudos final) que podem solicitar as ementas carimbadas junto dos serviços académicos do IPB, contudo cada ementa tem um custo de 5,00 euros, valor igual para todos os alunos no IPB, sejam portugueses e internacionais.

Nota importante: caso um aluno pretenda efetuar uma mobilidade no IPB, deverá em primeiro contatar o gabinete de relações internacionais da sua instituição, devem explicar-lhe o processo de candidatura, pois a candidatura e a seleção é da responsabilidade e é feita diretamente na sua instituição, uma vez que o IPB não aceita candidaturas individuais/diretamente dos alunos. Até recebermos os documentos da candidatura pela sua instituição, não podemos prestar esclarecimentos aos alunos.

Contrato de estudos.

registrado em: ,