Quatro discentes do PRODEMA foram selecionados para concorrer à premiação do Prêmio Darrew Posey, o maior da área de Etno. As indicações aconteceram no XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, I Feira Mundial da Sociobiodiversidade, IX Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre os dias 07 e 11 de agosto, na cidade de Belém (PA).
Foram apresentados no evento 1.600 trabalhos, no qual 600 foram escolhidos para serem avaliados e concorrerem ao Prêmio Darrew Posey. A UFPI foi representada por 65 inscritos (que apresentaram mais de 50 trabalhos), configurando-se como a maior delegação do Brasil.
Dentre estes inscritos da UFPI, quatro inscritos que integram o quadro de discentes da UFPI: Breno Sousa, egresso do curso de graduação em Ciências Biológicas do Campus Amílcar Ferreira Sobral e atualmente discente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (MDMA) orientado pelo Prof. Wedson Medeiros na categoria PIBIC; André Silva, egresso do MDMA, orientado pela Profa. Clarissa Lopes e coorientado pelos Profs. Nélson Alencar e Roseli Barros e atualmente integra o corpo discente do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (DDMA); Santina B. de Sousa, discente do DDMA, orientada pelo Prof. João Batista e coorientada pelas Profas. Roseli Barros e Laíse Andrade (UFPE) e Waldiléia Batista, orientada pela Profa. Roseli Barros e coorientada pelo Prof. Reinaldo Lucena (UFPB) foram selecionados para concorrer à premiação.
A discente Santina Sousa ganhou o 2º Lugar na Categoria Doutorado. Ainda no evento foi lançado o livro intitulado “Práticas alimentares com plantas silvestres: socializando saberes”, oriundo de parte da tese de doutorado da egressa do DDMA Edna Maria Ferreira Chaves e Roseli Barros, com coautoria de Ana Alice C. Carvalho, Yago Luís P. Barbosa.