Cerimônia de entrega das medalhas ocorreu no Cine Teatro
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou, no Cine Teatro, na tarde da quarta-feira (18), a cerimônia de premiação da Olimpíada Piauiense de Química 2024 (OPQ). O evento reuniu autoridades, figuras da educação piauiense, estudantes, professores e familiares para homenagear os destaques da competição, que busca incentivar o ensino e a pesquisa em Química entre estudantes do Ensino Médio piauiense.
Na edição deste ano, a OPQ distribuiu 112 medalhas entre estudantes de diferentes séries. Para os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, foram concedidas 14 medalhas de ouro, 26 de prata e 34 de bronze. Já os estudantes do 1º ano receberam 8 medalhas de ouro, 13 de prata e 17 de bronze. Além disso, cerca de 100 menções honrosas foram entregues, reconhecendo o empenho de participantes que se destacaram na competição.
O evento também celebrou os resultados de outras competições científicas, como a OBQJr, a ONNeQ, a OBQ – Fase III e o projeto Quimeninas 2024, que visa fomentar a participação de mulheres na área da Química.
Mesa de honra do evento
A mesa de honra foi formada pela reitora da UFPI, Nadir Nogueira; pelo vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura; pelo ex-reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas; pelo coordenador da OPQ, Samuel Anderson Sousa; pelo governador do Estado, Rafael Fonteles; pelo secretário de Educação, Washington Bandeira; pela superintendente de ensino da Seduc, professora Viviane Fernandes Faria; pelo diretor-técnico da FAPEPI, Pedro Ântonio Soares; e pelo presidente da Associação de Química no Piauí, Jean Carlos Antunes.
Momentos de falas:
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
Durante o seu pronunciamento, a reitora Nadir Nogueira destacou a relevância de mulheres em posições de liderança, ressaltando também os avanços na área da educação inclusiva e de qualidade promovida pela Instituição. “Estar aqui hoje é fruto da educação que recebi, uma educação inclusiva e de qualidade, que também é oferecida a tantos jovens e crianças, seja pela rede estadual, municipal ou pelas iniciativas de nossa Universidade. Todos sabemos que Piauí é referência em educação, e isso deve ser celebrado”, exclamou.
Governador do Piauí, Rafael Fonteles
O governador Rafael Fonteles pontuou os avanços educacionais no estado e o potencial dos estudantes em competições nacionais e internacionais. Durante seu discurso, ele celebrou os resultados obtidos por estudantes brasileiros e enfatizou a importância de investir na educação pública para conquistar novas vitórias no cenário mundial. "Se depender da escola estadual pública do Piauí, vai sair medalha de ouro em todas as olimpíadas e o Piauí será um exemplo para o país", declarou.
Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira
O secretário de Educação do Piauí também reforçou a relevância das olimpíadas de química como instrumento de transformação na vida dos estudantes. “As olimpíadas científicas, especialmente a de química, têm um impacto gigantesco na formação dos nossos jovens. Elas não apenas despertam o interesse pela ciência, mas também mostram que é possível sonhar alto, competir em igualdade de condições e alcançar o reconhecimento nacional e internacional", afirmou Washington Bandeira.
Professor e estudante: combinação campeã
Estudante Pedro Lucas conquistou medalha de ouro
O medalhista de ouro Pedro Lucas, estudante do 1º ano do Ensino Médio, compartilhou como foi sua trajetória até conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Piauiense de Química (OPQ). Ele começou o ano letivo na turma ITA/IME, vinculado ao Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dirceu Mendes Arcoverde, localizado no bairro Morada do Sol, em Teresina, e admitiu que, inicialmente, não era muito bom na disciplina. No entanto, com o passar do tempo, o seu esforço, dedicação e apoio de seus monitores o levaram ao título máximo: a medalha de ouro.
“Quando entrei, eu era aquele estudante mediano, que só estudava o necessário para as provas. No início tive dificuldades, mas consegui me adaptar graças ao apoio dos professores. Um deles é o Samuel, coordenador da Olimpíada de Química aqui da UFPI, que me incentivou muito a estudar e me preparou para os desafios”, relembrou Pedro.
Participando de sua primeira competição na área, o estudante conta que começou nervoso, mas aos poucos conseguiu manter a calma. “Na segunda fase, já estava mais tranquilo para fazer a prova, e fiquei muito feliz com o resultado: a medalha de ouro na OPQ e a aprovação na seletiva para o Norte-Nordeste de Química (NNEQ) e para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que ainda vou enfrentar”, finalizou.
Coordenador da OPQ, professor Samuel Anderson Sousa
O professor Samuel Anderson Sousa, coordenador da OPQ, destacou a relevância histórica e educacional da competição. “A Olimpíada de Química é uma das mais tradicionais do país, porque quando a Olimpíada Brasileira começou, ela teve início basicamente no Piauí e no Ceará. Ao longo dos anos, temos destacado estudantes com medalhas, inclusive em competições internacionais. O próprio governador do estado já participou de uma Olimpíada Internacional de Química”, afirmou.
Para Samuel, além de premiar estudantes, o evento desempenha um papel essencial na popularização da ciência e na valorização da educação pública. “A importância está em democratizar o acesso ao conhecimento científico e incentivar a participação de públicos específicos, como meninas, através de uma Olimpíada exclusiva para elas, com questões temáticas que enaltecem o trabalho de mulheres cientistas. É um trabalho que vem engrenando cada vez mais, e ver tantos estudantes de escolas públicas participando e sendo premiados é muito gratificante”, completou.
A OPQ faz parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ), e integra o projeto de extensão Olimpíada Nacional de Ciências da UFPI. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) também é parceira na realização do evento, que tem como objetivo estimular o ensino, o estudo e a pesquisa em Química, além de promover o intercâmbio entre professores e estudantes da Educação Básica.
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