Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto o IV Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/UFPI)

Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 15h47

WhatsApp_Image_2023-11-09_at_15.40.53.jpeg

Solenidade de abertura do IV Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Na manhã desta quinta-feira (09) deu-se início, de forma remota, ao IV Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) por intermédio da Coordenadoria de Avaliação de Regulação Acadêmica (CARA), da Diretoria de Governança (DGOV), das Coordenações de Curso do Ciclo I do ENADE 2023 e da Pró Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).

Durante a abertura da solenidade, encontraram-se presentes o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes; a Profa. Edna Magalhães, Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica; a Profa. Lívia Nery, Diretora do CEAD/UFPI; a Profa. Ana Beatriz de Sousa Gomes, Pró Reitora de Ensino de Graduação (PREG); o Prof. Stanley Chavez, Coordenador do Curso de Farmácia; o Prof. Luís Carlos Sales, Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento; e a Profa. Cleania Sales, Diretora de Governança (DGOV).

WhatsApp_Image_2023-11-09_at_15.40.53_1.jpeg

Diretora do CEAD, Lívia Nery durante palestra de abertura

A quarta edição do Seminário possui “Ações Institucionais e Consolidação da Qualidade na Formação” como tema a ser debatido. A palestra de abertura, “O ENADE e sua relevância na avaliação dos cursos de graduação da UFPI”, foi ministrada pela professora Lívia Nery que dissertou a respeito da perspectiva histórica, a composição da prova, os desafios, objetivos e importância do ENADE. “O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um conjunto avaliativo que vai verificar as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos ao longo da sua formação e se estão aptos a aplicarem isso em sua vida prática,” declarou.

Em seu pronunciamento, o Reitor Gildásio Guedes fala do empenho da Administração em desenvolver ações como o Seminário do ENADE voltado para a preparação do exame e todo o seu contexto subjacente. “Discutir sobre o ENADE é essencial não só para os alunos estarem preparados para a prova, mas também pensar se o ensino e todas as práticas que estão sendo promovidas nas salas de aula estão alcançando as metas propostas. O Seminário do ENADE resulta num momento de reflexão sobre a comunidade acadêmica como um todo”, afirmou.

A professora Edna Magalhães ressaltou a importância do seminário e esclareceu os objetivos da realização do evento. “O seminário tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre os processos de avaliação e o papel que o ENADE desempenha. Ao mesmo tempo, apresentar as boas práticas que nós desenvolvemos ao longo destes anos, favorecendo com que os cursos, os estudantes e os coordenadores de curso se envolvam de maneira efetiva na avaliação. Assegurando, portanto, bons indicadores para a nossa institução”, pontuou.

A prof. Cleania Sales da Direção de Governança explicou que o ENADE impacta na avaliação dos cursos e de suas respectivas instituições de ensino. “A partir do ENADE e dos relatórios publicados pelo exame, podemos estar avaliando até que ponto a nossa instituição está avançando naquilo que é traçado e definido pela política nacional de educação”, explicou.

Em 2023, o exame, que é realizado em ciclos trienais, volta ao ano I. Dessa forma, os cursos contemplados são os de Engenharia, Ciências Agrárias, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Saúde e as respectivas áreas relacionadas. De acordo com os resultados do ENADE de 2022, a nota do Curso de Direito conquistou a nota máxima e alguns outros cursos como Jornalismo e Administração foram destaques positivos em decorrência da nota 4.

As atividades do IV Seminário do ENADE continuam até a sexta-feira (10), a partir das oito da manhã de forma presencial. Confira a programação completa aqui.