UFPI mantém conceito 4 no IGC
Pórtico do Campus Universitário Ministro Petrônio Portella
A Universidade Federal do Piauí manteve conceito 4, considerado “bom”, no Índice Geral de Cursos Avaliados das Instituições de Ensino Superior (IGC), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com pontuação de 3,170, a UFPI permaneceu com IGC 4, em escala que vai até 5, mesmo com os desafios da pandemia. O INEP também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Na UFPI, 12 graduações conquistaram o CPC Nota 4. Os dados são referentes a 2021.
Composição dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior
O IGC e o CPC são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que busca aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foram publicados em 2022.
Reitor Gildásio Guedes
“É a Universidade Federal do Piauí assegurando, mais uma vez, bom desempenho em um dos principais índices da qualidade do ensino superior, além de conseguirmos elevar o IGC contínuo da Instituição de 2,9 para 3,17, em relação ao último IGC divulgado em 2021. Parabéns a todos que fazem a comunidade acadêmica”, destaca o Reitor Gildásio Guedes.
Em todos os campi da Universidade, na capital e interior, há cursos com CPC nota 4. São eles: Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Biologia (Floriano e Bom Jesus); Bacharelado em Biologia (Teresina); Licenciatura em Educação Física; Licenciatura em História (Picos e Teresina); Letras Inglês; Licenciatura em Pedagogia (Teresina e Picos); e Sistemas de Informação. Os demais cursos ficaram com CPC nota 3.
Diretora de Governança, Cleania de Sales Silva
Para a diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales Silva, os resultados conquistados no IGC comprovam o resultado de um trabalho eficiente e coletivo. “Os esforços da equipe de gestão da UFPI, juntamente com nossos docentes e alunos, conseguiram superar os problemas oriundos da pandemia e da política orçamentária do governo federal, garantindo qualidade na educação da nossa instituição. Isso nos incentiva e nos fortalece na luta pela valorização e consolidação da sua imagem, como a instituição de ensino superior pública e de qualidade, referência no Piauí e na região nordeste", ressalta a diretora.
Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica, Edna Magalhães
Segundo a Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica (CARA), Profa. Edna Magalhães, os dados são positivos se considerarmos o período avaliado. “A avaliação foi realizada no período da pandemia. Não se confirmou uma perspectiva que o índice cairia, isso demonstra que apesar das dificuldades a UFPI manteve a qualidade da educação mesmo em momento tão adverso”, destaca.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ciências da Educação (CCE), do Campus de Teresina alcançou o maior CPC entre todas as graduações avaliadas na UFPI, com nota 3.334. O coordenador do curso, Prof. Neuton Alves de Araújo, define o resultado como a soma dos esforços entre a Coordenação da Pedagogia, professores e a Coordenadoria de Avaliação e Estatística, que mesmo na pandemia, garantiram contribuições para o alcance do resultado.
Coordenador do curso de licenciatura em Pedagogia de Teresina, professor Neuton Alves de Araújo
“É importante destacar que mantivemos o conceito 4. E sabemos da necessidade de melhorarmos, sobretudo, o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Apesar da pandemia, podemos dizer que o curso de Pedagogia do CCE está de parabéns. Muitos foram os obstáculos que tivemos que enfrentar e as condições que tivemos que criar para a manutenção dessa nota”, reforça.
Já o curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus de Picos tem o maior CPC de conceito 4 contínuo entre os campi do interior, com a nota de 3,293. A coordenadora do curso, Cristiana Barra Teixeira, aponta que os resultados derivam de uma combinação de fatores.
Coordenadora do curso de licenciatura em Pedagogia de Picos, professora Cristiana Barra Teixeira, e acadêmicos
“A qualidade do trabalho docente, trato da gestão e envolvimento dos estudantes com a própria formação são elementos fundamentais para a manutenção da nota. É a consolidação de um processo de médio-longo prazo”, frisa.
Outro destaque entre os cursos da UFPI vai para o Curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O CPC do curso subiu a nota de 3 para 4. Para a coordenadora do curso, a Profa. Dionis Machado, o resultado é fruto de trabalho coletivo entre a coordenação do curso, a chefia do departamento de educação física e dos discentes que abraçaram o desafio e participaram ativamente das ações desenvolvidas nos últimos anos com o objetivo de aumentar a nota.
Curso de Educação Física em diálogo com a Administração Superior da Universidade
“Essa vitória também é produto do apoio da direção do CCS e da Administração Superior da Universidade. De 66 alunos concluintes, 62 participaram do Enade mostrando uma adesão de 94% dos estudantes. Isso só mostra que estamos no caminho certo e ficamos incentivados a manter o ritmo de trabalho para que em breve possamos alcançar a nota 5”, pontua a coordenadora.
Redes Sociais