Página inicial > Últimas Notícias - CCN > CCN CONVIDA: Aula Magna com o Prof. Dr. Antônio Gomes (UFC)

CCN CONVIDA: Aula Magna com o Prof. Dr. Antônio Gomes (UFC)

Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 12h05

Aula Magna CCN

O Centro de Ciências da Natureza (CCN) e o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) convidam para a Aula Magna de abertura do período letivo 2022.1.

A Aula Magna, cujo tema será: Ciência e Sociedade: encontros e desencontros, será proferida pelo Prof. Dr. Antônio Gomes de Souza Filho.

O palestrante é Prof. Titular do Departamento de Física da UFC (Universidade Federal do Ceará) e Bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Publicou 252 artigos em periódicos internacionais especializados que atraíram, até Novembro de 2020, 11957 citações resultando em um fator h=57. É autor e co-autor de sete artigos de revisão convidados e cinco capítulos de livros (springer-verlag). É co-autor do livro "Solid State Properties From Bulk to Nano" publicado pela Springer-Verlag em 2018. É consultor de várias agências de fomento e árbitro regular de várias revistas científicas. Foi agraciado em 2009 com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies 2009 for the collaborative work on Carbon nanostructured materials. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará de 2016 a 2019 e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Física de 2017-2019. Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período de 2001-2015 e ingressou como Membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2018. Recebeu em 2018, da Presidência da República do Brasil, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico - Classe Comendador. Atualmente é membro do conselho da Sociedade Brasileira de Física (2019-2021) e Membro do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Ciências (2019-2021). Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia (texto extraído do Currículo Lattes).

DATA: 28/06/2022

HORÁRIO: 9H

LOCAL: Auditório do Departamento de Biologia - SG-01 - CCN

PÚBLICO ALVO: Toda a comunidade acadêmica.