Processo Seletivo 2025.1

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) e da Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), torna público os critérios para o processo seletivo simplificado de Professor Formador (I e II), Formador Intérprete e Monitor de Inclusão para atuarem nos cursos ofertados pelo Programa, no período letivo 2025.1, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

CONFIRA O EDITAL CSPE/PREG/UFPI Nº 25/2025.

  • SOBRE O NÚMERO DE VAGAS:

Estão sendo ofertadas 325 (trezentas e vinte e cinco) vagas, sendo 317 (trezentas e dezessete) vagas para Professor Formador, 06 (seis) vagas para Formador Intérprete para o curso de Educação Bilíngue de Surdos e 02 (duas) vagas para Monitor de Inclusão.

  • SOBRE AS INSCRIÇÕES:

As inscrições serão realizadas a partir das 14h do dia 10 de junho até às 23h59 do dia 14 de junho, por meio do endereço eletrônico: www.seletivoparforufpi.com.br. 

  • INFORMAÇÕES SOBRE PROFESSOR FORMADOR:

Poderão participar do processo seletivo simplificado do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI como Professor Formador (I e II) candidatos que atendam aos requisitos mínimos obrigatórios para recebimento de bolsa nesta modalidade, nos termos dos artigos 51 e 52 da Portaria/CAPES Nº 220/2021 e do ANEXO III da Portaria/CAPES nº 102/2025 (letras E e F), a saber: professor do quadro permanente, provisório e aposentado da UFPI; professor do quadro efetivo e temporário de secretaria de educação dos estados, municípios e Distrito Federal; Servidor Técnico efetivo da UFPI; mestrando e doutorando vinculados a programas de pós-graduação da UFPI; professor sem vínculo com a UFPI e secretaria de educação.

I - ser docente da IES ofertante ou pertencer ao quadro efetivo de secretaria de educação;

a) quando se tratar de IES pública, pertencer ao quadro permanente da IES como docente e estar em efetivo exercício, ministrando disciplina em curso de licenciatura;

b) quando se tratar de IES privada sem fins lucrativos, ser contratado em regime integral ou, se parcial, com carga horária de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais e não ser contratado em regime horista, e estar em efetivo exercício, ministrando disciplina em curso de licenciatura;

II - possuir título de mestre ou doutor;

III - possuir formação, em nível de graduação ou pós-graduação, na área da disciplina que irá ministrar;

IV - possuir experiência mínima de 3 (três) anos no magistério superior;

V - possuir experiência na formação de professores, comprovada por pelo menos 2 (dois) dos seguintes critérios:

a) docência em disciplina de curso de licenciatura;

b) docência em curso de formação continuada para professores da educação básica;

c) atuação como formador, tutor ou coordenador em programas ou projetos institucionais de formação de professores da educação básica;

d) coordenação de curso de licenciatura;

e) docência ou gestão pedagógica na educação básica.

I - pertencer, preferencialmente, ao quadro da IES ofertante ou de secretarias de educação;

II - ter formação em nível de pós graduação, lato sensu ou stricto sensu;

III - possuir formação, em nível de graduação ou pós-graduação, na área da disciplina que irá ministrar;

IV - comprovar experiência de no mínimo 1 (um) ano no magistério;

V - possuir experiência na formação de professores, comprovada por pelo menos 1 (um) dos seguintes critérios:

a) docência em disciplina de curso de licenciatura;

b) docência em curso de formação continuada para professores da educação básica;

c) atuação como formador, tutor ou coordenador em programas ou projetos institucionais de formação

de professores da educação básica;

d) coordenação de curso de licenciatura;

e) docência ou gestão pedagógica na educação básica.

  • Confira os cursos e municípios de realização:

Estão sendo ofertadas 317 (trezentas e dezessete) vagas de Professor Formador para os cursos de primeira Licenciatura (Educação Física, Educação Bilíngue de Surdos, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial Inclusiva, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português, Pedagogia e Pedagogia Intercultural Indígena), distribuídos em 39 (trinta e nove) turmas implantadas em 16 (dezesseis) municípios piauienses, conforme especificado no quadro a seguir:

 

  • INFORMAÇÕES SOBRE FORMADOR INTÉRPRETE:

Poderão participar do processo seletivo simplificado do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI como Formador Intérprete para o curso de Educação Bilíngue de Surdos candidatos que atendam aos requisitos mínimos obrigatórios para recebimento de bolsa nesta modalidade, nos termos do ANEXO III da Portaria/CAPES nº 102/2025 (letra H), a saber: servidor técnico efetivo e provisório da UFPI; professor do quadro permanente, provisório e aposentado da UFPI; profissional do quadro efetivo e temporário de secretaria de educação dos estados, municípios e Distrito Federal; mestrando e doutorando vinculados a programas de pós-graduação da UFPI; profissional sem vínculo com a UFPI e secretaria de educação.

I - possuir diploma de curso de educação profissional técnica de nível médio em Tradução e Interpretação em Libras; ou

II - possuir diploma de curso superior de bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras - Língua Portuguesa, em Letras com Habilitação em Tradução e Interpretação em Libras ou em Letras - Libras; ou

III - possuir diploma de cursos de extensão, de formação continuada ou de especialização, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, e que tenha sido aprovado em exame de proficiência em tradução e interpretação em Libras - Língua Portuguesa.

  • Confira os municípios de realização

Estão sendo ofertadas 06 (seis) vagas para Formador Intérprete para o curso de Educação Bilíngue de Surdos, distribuídas em 03 (três) turmas implantadas em 03 (três) municípios piauienses, conforme especificado no quadro a seguir:

 

  • INFORMAÇÕES SOBRE MONITOR DE INCLUSÃO:

Poderão participar do processo seletivo simplificado do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI como Monitor de Inclusão candidatos que atendam aos requisitos mínimos obrigatórios para recebimento de bolsa nesta modalidade, nos termos do ANEXO III da Portaria/CAPES nº 102/2025 (letra I), a saber: profissional do quadro efetivo, provisório e aposentado da UFPI; profissional do quadro efetivo e temporário de secretaria de educação dos estados, municípios e Distrito Federal; mestrando e doutorando vinculados a programas de pós-graduação da área de Educação ou de licenciatura da UFPI; estudante regulamente matriculado em curso de Pedagogia ou de licenciatura da UFPI; profissional sem vínculo com a UFPI e secretaria de Educação; mestrando e doutorando sem vínculo com programas de pós-graduação da área de Educação ou de licenciatura da UFPI; estudante regulamente matriculado em curso de Pedagogia ou de licenciatura de outras IES.

São requisitos mínimos obrigatórios para recebimento de bolsa na modalidade Monitor de Inclusão, nos termos do ANEXO III da Portaria/CAPES nº 102/2025 (letra I):

I - pertencer ao quadro da IES ofertante ou ser estudante e estar regulamente matriculado em curso de pedagogia ou de licenciatura da IES ofertante;

II - ter conhecimento sobre inclusão e acessibilidade, assim como estar atualizado sobre as leis e normas que regem a educação especial inclusiva;

III - ter disponibilidade de tempo para dedicar-se às atividades de monitoria inclusiva, conforme estipulado pela IES; e

IV - comprovar participação em cursos e atividades de formação relacionados ao acompanhamento inclusivo de estudantes com necessidades educacionais especiais.

Não poderá participar do processo seletivo simplificado o candidato que:

I - Receba bolsas pagas por programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE que tenham por base a Lei nº 11.273, de 06 de fevereiro de 2006, e por qualquer programa da CAPES ou do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, salvo nos casos previstos em normas específicas e mediante autorização prévia da CAPES, nos termos do Artigo Nº 45 da Portaria/CAPES Nº 220/2021 e da Portaria/CAPES nº 102/2025;

II - Esteja impedido de receber bolsa de estudo e pesquisa concedida pela CAPES;

III - Figure entre as pessoas físicas que compõem o CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal);

IV - Esteja afastado das suas atividades laborais por qualquer motivo previsto em lei, nos períodos de reunião com a Coordenação do Curso e de desenvolvimento da atividade e/ou disciplina pleiteada, no caso do candidato servidor público;

V - Esteja matriculado em programa de DINTER ou MINTER com previsão de afastamento para os períodos de reunião com a Coordenação do Curso e de desenvolvimento da atividade e/ou disciplina pleiteada, no caso do candidato servidor público.

VI - Apresente pendências junto ao PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI, no caso de bolsista que já tenha sido vinculado ao Programa;

VII - Deixe de atender os requisitos especificados nos itens 3.2.1; 3.2.2; 3.3.1 e 3.4.1 deste edital.

  • Confira os municípios de realização

Estão sendo ofertadas 02 (duas) vagas para Monitor de Inclusão, distribuídas em 02 (duas) turmas implantadas em 02 (dois) municípios piauienses, conforme especificado no quadro a seguir:

 

CONFIRA:

Anexo I: Cronograma do Processo Seletivo.

Anexo II: Oferta e Cronograma de Desenvolvimento de Atividade/Disciplina.

Anexo III (A): Tabela de pontos para análise de currículo - Professor Formador.

Anexo III (B): Tabela de pontos para análise de currículo - Formador Intérprete.

Anexo III (C): Tabela de pontos para análise de currículo - Monitor de Inclusão.

Anexo IV (A): Declaração de Disponibilidade - Professor Formador.

Anexo IV (B): Declaração de Disponibilidade - Formador Intérprete.

Anexo IV (C): Declaração de Disponibilidade - Monitor de Inclusão.

Anexo V (A): Declaração de Não Acumulação de Bolsas - Professor Formador.

Anexo V (B): Declaração de Não Acumulação de Bolsas - Formador Intérprete.

Anexo V (C): Declaração de Não Acumulação de Bolsas - Monitor de Inclusão.

Anexo VI: Declaração de Lotação - Professor do Quadro Permanente da UFPI.

Anexo VII: Declaração de Exercício Funcional - Professor Efetivo da Secretaria de Educação.

Anexo VIII: Formulário Caracterizador de Deficiência para Pessoas Surdas e Público-Alvo da Educação Especial (PAEE).

Anexo IX (A): Autodeclaração Étnico-Racial (Exclusivamente para indígenas, quilombolas, pretos e pardos).

Anexo IX (B): Declaração de Pertencimento Étnico Indígena ou Quilombola (Exclusivamente para indígenas ou quilombolas).

Anexo X: Plano de Ensino Contendo o Cronograma de Atividades de Disciplina.

Anexo XI: Caderno de Apoio Pedagógico.

Anexo XII: Plano de Trabalho do Professor Formador do PARFOR/PARFOR EQUIDADE DA UFPI (Atividade Curricular de Extensão - ACE).

Anexo XII: Plano de Trabalho SIMPARFOR e INTERPARFOR.

Anexo XIII: Ficha de Cadastro e Termo de Compromisso do Bolsista.

Anexo XIV (A): Termo de Desistência - Professor Formador.

Anexo XIV (B): Termo de Desistência - Formador Intérprete e Monitor de Inclusão.

PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS E EMENTAS:

Educação Física:

Projeto Pedagógico do Curso.

Batalha - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Floriano - Bloco V (1ª Licenciatura).

Luzilândia - Bloco V (1ª Licenciatura).

Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Geografia:

Projeto Pedagógico do Curso (1ª Licenciatura).

Currais - Bloco V (1ª Licenciatura).

Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura).

História: 

Projeto Pedagógico do Curso.

Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Letras-Libras:

Projeto Pedagógico do Curso.

Batalha - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Piripiri - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Teresina - Bloco V (1ª Licenciatura).

Letras Português:

Projeto Pedagógico do Curso.

Batalha - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Castelo do Piauí - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Luzilândia - Bloco V (1ª Licenciatura).

Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura) - Turma 01.

Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura) - Turma 02.

Pedro II - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Pedagogia:

Projeto Pedagógico do Curso.

Batalha - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Castelo do Piauí - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Luzilândia - Bloco V (1ª Licenciatura).

Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Pedro II - Bloco VI (1ª Licenciatura).

Educação Bilíngue de Surdos:

Projeto Pedagógico do Curso.

Floriano - Bloco II (1ª Licenciatura).

Pedro II - Bloco II (1ª Licenciatura).

Picos - Bloco II (1ª Licenciatura)

Teresina - Bloco II (1ª Licenciatura).

Educação Escolar Inclusiva:

Projeto Pedagógico do Curso.

Luzilândia - Bloco II (1ª Licenciatura).

Picos - Bloco II (1ª Licenciatura).

Teresina - Bloco II (1ª Licenciatura).

Uruçuí - Bloco II (1ª Licenciatura).

Educação Escolar Quilombola:

Projeto Pedagógico do Curso.

Batalha - Bloco II (1ª Licenciatura).

Isaías Coelho - Bloco II (1ª Licenciatura).

Paulistana - Bloco II (1ª Licenciatura).

São João do Piauí - Bloco II (1ª Licenciatura).

São Raimundo Nonato - Bloco II (1ª Licenciatura).

Pedagogia Intercultural Indígena:

Projeto Pedagógico do Curso.

Baixa Grande do Ribeiro - Bloco II (1ª Licenciatura).

Currais/Sede - Bloco II (1ª Licenciatura).

Currais/Comunidade Laranjeiras - Bloco II (1ª Licenciatura).

Piripiri - Bloco II (1ª Licenciatura).

Uruçuí - Bloco II (1ª Licenciatura).