
Edital Nº 25/2025: homologação das inscrições para Professor Formador (I e II), Formador Intérprete e Monitor de Inclusão
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) e da Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), torna pública a homologação das inscrições para o processo seletivo simplificado de Professor Formador (I e II), Formador Intérprete e Monitor de Inclusão para atuarem nos cursos ofertados pelo Programa, no período letivo 2025.1, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edital CSPE/PREG/UFPI Nº 25/2025. ATENÇÃO! O candidato, além de conferir o resultado geral, deverá acessar a área restrita no endereço eletrônico do Processo Seletivo (https://www.seletivoparforufpi.com.br/index.phpl e verificar individualmente o parecer de cada uma das opções pleiteadas (quando for o caso), interpondo recurso ao indeferimento total ou parcial do pleito, se assim desejar. CONFIRA: Homologação das inscrições. Interposição de recursos ao resultado da homologação das inscrições: a partir das 13h de 17 de junho até 13h de 18 de junho. Cronograma do Processo Seletivo (Aditivo publicado em 16/06/2025). Para mais informações, acesse: Processo Seletivo 2025.1 e www.seletivoparforufpi.com.br.

Comunicado SRH: ponto facultativo dia 20 de junho de 2025
A Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH-UFPI) informa que o dia 20 de junho será ponto facultativo para as atividades administrativas/acadêmicas na UFPI. A decisão considera a Portaria Nº 9.783 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, de 27 de dezembro de 2024, que estabelece os dias de feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2025.

EDITAL CSPE/PREG/UFPI Nº 25/2025: PARFOR/PARFOR EQUIDADE UFPI abre seleção para Professor Formador, Intérprete e Monitor de Inclusão
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) e da Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), torna público os critérios para o processo seletivo simplificado de Professor Formador (I e II), Formador Intérprete e Monitor de Inclusão para atuarem nos cursos ofertados pelo Programa, no período letivo 2025.1, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). CONFIRA: EDITAL CSPE/PREG/UFPI Nº 25/2025. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO (Aditivo publicado em 16/06/25). SOBRE O NÚMERO DE VAGAS: Estão sendo ofertadas 325 (trezentas e vinte e cinco) vagas, sendo 317 (trezentas e dezessete) vagas para Professor Formador, 06 (seis) vagas para Formador Intérprete para o curso de Educação Bilíngue de Surdos e 02 (duas) vagas para Monitor de Inclusão. SOBRE AS INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas a partir das 14h do dia 10 de junho até às 23h59 do dia 14 de junho, por meio do endereço eletrônico: www.seletivoparforufpi.com.br. INFORMAÇÕES SOBRE PROFESSOR FORMADOR: Poderão participar do processo seletivo simplificado do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI como Professor Formador (I e II) candidatos que atendam aos requisitos mínimos obrigatórios para recebimento de bolsa nesta modalidade, nos termos dos artigos 51 e 52 da Portaria/CAPES Nº 220/2021 e do ANEXO III da Portaria/CAPES nº 102/2025 (letras E e F), a saber: professor do quadro permanente, provisório e aposentado da UFPI; professor do quadro efetivo e temporário de secretaria de educação dos estados, municípios e Distrito Federal; Servidor Técnico efetivo da UFPI; mestrando e doutorando vinculados a programas de pós-graduação da UFPI; professor sem vínculo com a UFPI e secretaria de educação. Cursos e municípios de realização: Estão sendo ofertadas 317 (trezentas e dezessete) vagas de Professor Formador para os cursos de primeira Licenciatura (Educação Física, Educação Bilíngue de Surdos, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial Inclusiva, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português, Pedagogia e Pedagogia Intercultural Indígena), distribuídos em 39 (trinta e nove) turmas implantadas em 16 (dezesseis) municípios piauienses, conforme especificado no quadro a seguir: INFORMAÇÕES SOBRE FORMADOR INTÉRPRETE: Poderão participar do processo seletivo simplificado do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI como Formador Intérprete para o curso de Educação Bilíngue de Surdos candidatos que atendam aos requisitos mínimos obrigatórios para recebimento de bolsa nesta modalidade, nos termos do ANEXO III da Portaria/CAPES nº 102/2025 (letra H), a saber: servidor técnico efetivo e provisório da UFPI; professor do quadro permanente, provisório e aposentado da UFPI; profissional do quadro efetivo e temporário de secretaria de educação dos estados, municípios e Distrito Federal; mestrando e doutorando vinculados a programas de pós-graduação da UFPI; profissional sem vínculo com a UFPI e secretaria de educação. Municípios de realização: Estão sendo ofertadas 06 (seis) vagas para Formador Intérprete para o curso de Educação Bilíngue de Surdos, distribuídas em 03 (três) turmas implantadas em 03 (três) municípios piauienses, conforme especificado no quadro a seguir: INFORMAÇÕES SOBRE MONITOR DE INCLUSÃO: Poderão participar do processo seletivo simplificado do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI como Monitor de Inclusão candidatos que atendam aos requisitos mínimos obrigatórios para recebimento de bolsa nesta modalidade, nos termos do ANEXO III da Portaria/CAPES nº 102/2025 (letra I), a saber: profissional do quadro efetivo, provisório e aposentado da UFPI; profissional do quadro efetivo e temporário de secretaria de educação dos estados, municípios e Distrito Federal; mestrando e doutorando vinculados a programas de pós-graduação da área de Educação ou de licenciatura da UFPI; estudante regulamente matriculado em curso de Pedagogia ou de licenciatura da UFPI; profissional sem vínculo com a UFPI e secretaria de Educação; mestrando e doutorando sem vínculo com programas de pós-graduação da área de Educação ou de licenciatura da UFPI; estudante regulamente matriculado em curso de Pedagogia ou de licenciatura de outras IES. Municípios de realização: Estão sendo ofertadas 02 (duas) vagas para Monitor de Inclusão, distribuídas em 02 (duas) turmas implantadas em 02 (dois) municípios piauienses, conforme especificado no quadro a seguir: CONFIRA: Anexo I: Cronograma do Processo Seletivo (Aditivo publicado em 16/06/25). Anexo II: Oferta e Cronograma de Desenvolvimento de Atividade/Disciplina.Anexo III (A): Tabela de pontos para análise de currículo - Professor Formador.Anexo III (B): Tabela de pontos para análise de currículo - Formador Intérprete. Anexo III (C): Tabela de pontos para análise de currículo - Monitor de Inclusão. Anexo IV (A): Declaração de Disponibilidade - Professor Formador.Anexo IV (B): Declaração de Disponibilidade - Formador Intérprete.Anexo IV (C): Declaração de Disponibilidade - Monitor de Inclusão.Anexo V (A): Declaração de Não Acumulação de Bolsas - Professor Formador.Anexo V (B): Declaração de Não Acumulação de Bolsas - Formador Intérprete.Anexo V (C): Declaração de Não Acumulação de Bolsas - Monitor de Inclusão.Anexo VI: Declaração de Lotação - Professor do Quadro Permanente da UFPI.Anexo VII: Declaração de Exercício Funcional - Professor Efetivo da Secretaria de Educação.Anexo VIII: Formulário Caracterizador de Deficiência para Pessoas Surdas e Público-Alvo da Educação Especial (PAEE).Anexo IX (A): Autodeclaração Étnico-Racial (Exclusivamente para indígenas, quilombolas, pretos e pardos).Anexo IX (B): Declaração de Pertencimento Étnico Indígena ou Quilombola (Exclusivamente para indígenas ou quilombolas).Anexo X: Plano de Ensino Contendo o Cronograma de Atividades de Disciplina.Anexo XI: Caderno de Apoio Pedagógico. Anexo XII: Plano de Trabalho do Professor Formador do PARFOR/PARFOR EQUIDADE DA UFPI (Atividade Curricular de Extensão - ACE). Anexo XII: Plano de Trabalho SIMPARFOR e INTERPARFOR. Anexo XIII: Ficha de Cadastro e Termo de Compromisso do Bolsista.Anexo XIV (A): Termo de Desistência - Professor Formador.Anexo XIV (B): Termo de Desistência - Formador Intérprete e Monitor de Inclusão. PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS E EMENTAS: Educação Física: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco VI (1ª Licenciatura). Floriano - Bloco V (1ª Licenciatura). Luzilândia - Bloco V (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura). Geografia: Projeto Pedagógico do Curso (1ª Licenciatura). Currais - Bloco V (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura). História: Projeto Pedagógico do Curso. Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura). Letras-Libras: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco VI (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura). Piripiri - Bloco VI (1ª Licenciatura). Teresina - Bloco V (1ª Licenciatura). Letras Português: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco VI (1ª Licenciatura). Castelo do Piauí - Bloco VI (1ª Licenciatura). Luzilândia - Bloco V (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura) - Turma 01. Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura) - Turma 02. Pedro II - Bloco VI (1ª Licenciatura). Pedagogia: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco VI (1ª Licenciatura). Castelo do Piauí - Bloco VI (1ª Licenciatura). Luzilândia - Bloco V (1ª Licenciatura). Miguel Alves - Bloco VI (1ª Licenciatura). Pedro II - Bloco VI (1ª Licenciatura). Educação Bilíngue de Surdos: Projeto Pedagógico do Curso. Floriano - Bloco II (1ª Licenciatura). Pedro II - Bloco II (1ª Licenciatura). Picos - Bloco II (1ª Licenciatura). Teresina - Bloco II (1ª Licenciatura). Educação Escolar Inclusiva: Projeto Pedagógico do Curso. Luzilândia - Bloco II (1ª Licenciatura). Picos - Bloco II (1ª Licenciatura). Teresina - Bloco II (1ª Licenciatura). Uruçuí - Bloco II (1ª Licenciatura). Educação Escolar Quilombola: Projeto Pedagógico do Curso. Batalha - Bloco II (1ª Licenciatura). Isaías Coelho - Bloco II (1ª Licenciatura). Paulistana - Bloco II (1ª Licenciatura). São João do Piauí - Bloco II (1ª Licenciatura). São Raimundo Nonato - Bloco II (1ª Licenciatura). Pedagogia Intercultural Indígena: Projeto Pedagógico do Curso. Baixa Grande do Ribeiro - Bloco II (1ª Licenciatura). Currais/Sede - Bloco II (1ª Licenciatura). Currais/Comunidade Laranjeiras - Bloco II (1ª Licenciatura). Piripiri - Bloco II (1ª Licenciatura). Uruçuí - Bloco II (1ª Licenciatura).

Promovendo diálogos interculturais na Educação, UFPI encerra com sucesso XVIII SIMPARFOR e I INTERPARFOR
Finalizando a programação da XVIII edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR) e da I edição do Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADE/UFPI (INTERPARFOR), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou no sábado (31/05), os eventos dos Polos de Pedro II e Piripiri. O local escolhido para sediar os eventos foi o Museu dos Povos Indígenas do Piauí - Anízia Maria (MUPI), o primeiro museu indígena do Piauí, localizado na Comunidade Indígena Nazaré, município de Lagoa de São Francisco (PI). Evento de encerramento ocorreu no Museu dos Povos Indígenas do Piauí - Anízia Maria (MUPI) Na ocasião, o Coordenador Alex Soares de Araújo, da Coordenação de Programas de Formação de Profissionais do Magistério (CFOR/CAPES), falou sobre a importância de poder acompanhar as atividades do Programa de perto. “É uma oportunidade muito importante para que possamos conhecer a realidade local e como os cursos do PARFOR Equidade estão sendo implantados, já que estão no primeiro semestre de atividades. É um momento significativo de escuta da coordenação institucional, dos coordenadores locais, dos professores formadores e dos alunos, não somente professores cursistas, mas também alunos da demanda social, como indígenas, quilombolas, população negra, parda, de surdos e também da educação especial inclusiva, com objetivo de conhecer melhor como ocorrem os processos, quais são os desafios e o que pode ser melhorado”, avalia Alex Morais. Coordenador Alex Soares de Araújo (CFOR/CAPES) A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, destacou o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações. Aproveitem bastante cada palestra, cada temática, cada interação, questionem, inspirem-se e saiam daqui com novas ideias e novas perspectivas. Agradeço a cada um de vocês pela confiança em nossa instituição e pela dedicação à educação. Agradeço também a toda a equipe envolvida na organização desse evento, onde o empenho torna possível a realização de momentos tão ricos como esse”. Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro Bastante emocionada pelo sucesso na realização dos eventos, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, relembrou o processo de implantação dos cursos do PARFOR EQUIDADE e alegria pela conclusão do primeiro período letivo. “Estarmos na comunidade Nazaré, no Museu dos Povos Indígenas, realizando o encerramento do semestre letivo dos cursos de Pedagogia Intercultural Indígena, Educação Bilíngue de Surdos, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, é algo muito representativo, simbólico e bem importante para todos nós que fazemos a Universidade Federal do Piauí, pois consagra o acolhimento dos povos indígenas de Lagoa de São Francisco, de Piripiri e de todo o Piauí, que aceitaram o nosso convite para construirmos juntos esse projeto formativo. A UFPI tem um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e nós acreditamos que isso só é possível por meio de uma educação inclusiva e plural, que portanto, acolha todas as pessoas”, afirmou. Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro A Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Lucineide Morais, reiterou que somente um governo sensível poderia pensar em um Programa que visa atender a reivindicações de segmentos da população, cujas histórias são marcadas pela marginalização e preconceitos. “Não posso deixar de ressaltar o caráter de reparação social que essa ação do governo federal possui. Por isso, é tão importante que vocês aproveitem ao máximo essa oportunidade, que se dediquem e perseverem em permanecer e concluir o curso, pois trata-se de uma conquista pessoal e profissional. Parabéns pelo empenho e qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Sigamos firmes para o próximo período”. Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Lucineide Morais Parabenizando todos os envolvidos na realização dos eventos, a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges, afirmou que esse é sempre um momento bastante proveitoso para todos. “Estamos muito satisfeitos e felizes com os nossos cursistas, tanto os do Polo de Piripiri, como os dos Polos de Pedro II, pela atuação deles nesse evento tão necessário, que proporciona exatamente essa troca de experiências entre os nossos professores da educação básica”, avaliou. Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges Ednilda Oliveira, cursista de Pedagogia Intercultural Indígena, do Polo de Piripiri, avalia que o I INTERPARFOR foi uma experiência única. “Estávamos bastante ansiosos, pois não sabíamos exatamente como seria, mas foi um momento muito especial para todos e de grande aprendizado. O fato de ter sido realizado em uma comunidade indígena foi muito significativo. Parabéns a toda a equipe organizadora e aos cursistas, que apresentaram trabalhos belíssimos. O nosso curso é muito rico e foi um grande acerto ele ser aberto a indígenas e não indígenas, pois permite que haja essa interculturalidade na prática”. Grupo de Ednilda Oliveira com o Coordenador do curso, Prof. Raimundo Nonato, e o professor orientador. Turma de Pedagogia Intercultural Indígena realizou apresentações na Oca Central - MUPI Os eventos contaram com a presença de lideranças indígenas do estado, como o Cacique Henrique Manoel (Povos Tabajara – comunidade indígena Nazaré - Diretor dos Povos Originários - SASC); Cacique José Guilherme (Povos Tabajaras – Piripiri); Cacique Sávio Tabajara (Povos Tabajaras – Oiticica); Cacica Delzenir Pereira dos Santos (Povos Gueguês – Comunidade Sangue/Uruçuí - Coordenadora dos Povos Originários da SASC); Pajé Chicão Tabajara Itacoatiara (Povos Tabajara – Piripiri); e Pajé Vitor Tabajara (Povos Tabajara – Piripiri). Alex Araújo, Cacique José Guilherme, Profa. Glória Ferro e Pajé Chicão “Estou muito feliz por estar aqui, muito obrigado por terem escolhido a nossa aldeia para a realização deste evento. Sejam bem-vindos à nossa comunidade. É um prazer muito grande poder contar com o apoio da Universidade Federal do Piauí. Saúdo todos os povos indígenas presentes, a equipe da UFPI, professores e alunos. Agradeço ao nosso Pai Tupã e aos encantados por este momento tão importante para todos nós”, afirmou o Cacique Henrique Manoel. Cacique Henrique Manoel Autoridades municipais dos Polos envolvidos e região também estiveram presentes, como a Secretária de Educação de Lagoa de São Francisco, Ivanete Rodrigues; a Secretária de Educação de Pedro II, Helany Max; a Secretária de Educação de Capitão de Campos, Elisângela Moura; a Secretária de Educação de Miguel Alves, Rosinete Oliveira, dentre outros. “Este seminário é o fechamento do semestre letivo, com o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos pelos cursistas e nós estamos muito honrados em estarmos aqui hoje. Reafirmo o compromisso da prefeitura e da Secretaria de Educação com o Programa. Estaremos sempre à disposição para colaborarmos em tudo que for preciso”, afirmou a Secretária de Educação de Pedro II, Helany Max. Secretária de Educação de Pedro II, Helany Max Confira a programação dos eventos: SIMPARFOR e INTERPARFOR. Mais fotos e o vídeo dos eventos: Acesse aqui para saber mais sobre o PARFOR e o SIMPARFOR. Acesse aqui para saber mais sobre o PARFOR EQUIDADE e o INTERPARFOR.