Evento ocorreu no Auditório Afonso Sena (CCN/UFPI)
Na manhã desta terça-feira (03/12), ocorreu a apresentação do Relatório de Transição e do Plano de Ações Imediatas (PAI) da nova gestão da Universidade Federal do Piauí. A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, o vice-reitor, Edmilson Moura, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Marcos Lira, e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, compuseram o dispositivo de honra da solenidade de apresentação. O Relatório de Transição traz informações de áreas da UFPI e as principais conclusões do processo de transição. No PAI, estão definidas as prioridades para os primeiros 100 dias da nova gestão, com ações para atender às demandas mais urgentes da comunidade acadêmica. Os documentos foram elaborados com base em dados públicos e na colaboração das equipes de transição.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
Nadir Nogueira, reitora da Universidade Federal do Piauí, destacou a relevância do processo de elaboração dos documentos e da entrega para a comunidade. "Para nós, isso é tão importante do ponto de vista democrático e do envolvimento da comunidade universitária para se posicionar, principalmente, e aqui reitero, em defesa da democracia e de uma reconstrução da Universidade, que precisa estar atenta a suas demandas, do ponto de vista da formação, qualificação, geração do conhecimento e da transferência de tecnologia e de conhecimento para a sociedade”.
Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura
O vice-reitor, Edmilson Moura, reforçou a necessidade de planejamento para alcançar o progresso desejado. "Precisamos ter projetos prontos e objetivos. Precisamos levá-los aos locais certos, insistir para que eles possam ser analisados e implementados. E é isso que iremos fazer”, assegurou.
Pró-reitor da PROPLAN, Marcos Lira
A apresentação foi realizada pelo pró-reitor da PROPLAN, Marcos Lira, que destacou que o PAI funciona como um indicador. "O PAI permite que saibamos para onde estamos indo e qual é o foco que temos. Além disso, funciona como um termômetro: só conseguimos avaliar a eficiência dos projetos com base no que podemos medir, e essa medição não é apenas quantitativa, mas também qualitativa", explicou.
Pró-reitor da PRAEC, Emídio Matos
As pró-reitorias e os órgãos suplementares, como as superintendências, Hospital Universitário (HU), Prefeitura Universitária e hospitais veterinários universitários estão contemplados no Relatório e no PAI. “As equipes de transição atuaram em duas frentes principais: diagnóstico e planejamento. Primeiramente, realizaram um levantamento preciso da situação atual da UFPI, mapeando os desafios e as oportunidades de cada setor. Em seguida, elaboraram o PAI e as diretrizes para o planejamento do quadriênio”, explicou o Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, que também coordenou a Comissão de Transição.
Pró-reitor da PRPG, Carlos Sait
O professor Carlos Sait Pereira Andrade, pró-reitor de Pós-Graduação, destacou que o PAI prioriza e trabalha questões fundamentais para a UFPI. "Toda a gestão precisa estar antenada, pensando nisso para que, de fato, a gente tenha uma Universidade à altura das necessidades e demandas dos estudantes, mas, também, do nosso Estado e País", declarou.
Estiverem presentes na apresentação o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia de Sousa Pinheiro; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque; a pró-reitora de Administração, Larissa Naiana Mendes de Sousa; a superintendente de Tecnologia da Informação, Cledjan Torres; o superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Ricardo Castro; o superintendente do HU-UFPI, Carlos Eduardo Batista; a presidente da Associação de Docentes da UFPI (ADUFPI), professora Maria Escolástica de Moura Santos; e o presidente do SINTUFPI, Bartolomeu Carvalho Sousa; além de docentes, discentes e técnico-administrativos.
O evento foi aberto à comunidade acadêmica e à sociedade piauiense e transmitido ao vivo por meio do Instagram oficial da Instituição, @ufpi.
Acesse o Relatório Final de Transição.