Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > III Seminário de Formação Docente e Discente do Parfor/UFPI
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

III Seminário de Formação Docente e Discente do Parfor/UFPI

Imprimir
Última atualização em Sábado, 11 de Dezembro de 2021, 15h19

Ocorreu durante os dias 08 e 09 de dezembro, o III Seminário de Formação Docente e Discente do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí (Parfor/UFPI). O evento enfatizou os sentidos e as possibilidades da avaliação da aprendizagem no no Ensino Remoto Emergencial (ERE) no contexto da formação de professores em serviço e foi realizado de forma virtual, através do canal do Parfor/UFPI no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCegi6q1aScg7wxPeFVe_DhQ/featured) e da plataforma Google Meet, simultaneamente.

O seminário foi desenvolvido a partir da temática “Avaliação da Aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE): (Re)pensando o contexto dos programas de formação de professores em serviço” e teve como objetivo geral fomentar o debate acerca da formação de professores da educação básica, enfatizando os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e as mudanças requeridas à prática docente.

A mesa de abertura foi coordenada pelo Prof. Dr. João Benvindo de Moura, Coordenador da Comissão de Produção Científica do Parfor/UFPI, e teve a seguinte composição: Vice-Reitor da UFPI, Prof. Dr. Viriato Campelorepresentando o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes; Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica, Ma. Lorena Lins Damasceno; Coordenadora Geral do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; Coordenadora de Administração Acadêmica Complementar (CAAC/PREG), Profa. Dra. Rosa Lina Gomes, representando a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, e a Diretora Geral do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI, Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery da Siva.

 

 

O evento foi aberto à comunidade acadêmica em geral, mas teve como público-alvo os cursistas do programa e os professores formadores selecionados através do Edital Nº 46/2021, de 12 de novembro de 2021, e contou com a participação e colaboração dos Coordenadores de curso - Profa. Dra. Bartira Araújo (Geografia e História), Prof. Dr. Fabrício Rossi (Educação Física) e Profa. Dra. Maraisa Lopes (Pedagogia) -, os Coordenadores Locais - Profa. Esp. Isabela Cristina Caldas Castro Barros (Luzilândia), Profa. Ma. Rossiana Ribeiro Lino (Uruçuí) e o Prof. Dr. Cícero Pereira Barros Júnior (Currais), a assessora de comunicação Jeissiane Ibiapina, e os técnicos de apoio administrativo Roque Neto e Raimunda Aragão.

A palestra de abertura, intitulada “Sentidos e possibilidades da avaliação de aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE) no contexto da formação de professores em serviço”, foi ministrada pela Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva (CEAD/UFPI) e mediada pela Profa. Dra. Maria do Socorro Santos Leal Paixão do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da UFPI.

 

Na sequência, ocorreu a primeira oficina com a temática “Sentidos e possibilidades da avaliação da aprendizagem no ERE no contexto da formação de professores em serviço: Portifólio (Webfólio), Estudo de Caso, Relatos de Experiência, Memorial, Projetos de Trabalho, Rodas de Conversa, Seminários Online, Avaliação por construção colaborativa (Drive: Docs, Forms, etc.; Wiki, etc.), Autoavaliação, etc”, ministrada pela Profa. Ma. Nádia Cataryna Nogueira e Silva (CEAD/CAFS/UFPI) e coordenada pela Profa. Dra. Maria de Nazareth Fernandes Martins, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da UFPI e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

 

A manhã do segundo dia de evento iniciou com a segunda oficina intitulada “Sentidos e possibilidades da avaliação da aprendizagem no ERE no contexto da formação de professores em serviço: a construção de Podcasts como ferramenta avaliativa”, ministrada pela Profa. Dra. Marina de Mattos Dantas do DEFE/UFPI e o Jornalista Iago Fernandes Proença da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, sob a coordenação do Prof. Me. Richardson Correia Marinheiro, Coordenador Geral do Parfor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

 

Na sequência, ocorreu a terceira oficina com o título “Caminhos e diretrizes da normatização de trabalhos científicos no ERE: citações, referências e formatação de trabalhos acadêmicos”, ministrada pela Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana com coordenação da Profa. Ma. Ermínia Maria do Nascimento Silva, Coordenadora Geral do Parfor na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

 

No início da tarde, foi realizada a quarta oficina, nomeada “Sentidos e possibilidades da avaliação da aprendizagem no ERE no contexto da formação de professores em serviço: Padlet, Jamboard, Wordwall e Book Creator como ferramentas avaliativas”, ministrada pela Profa. Ma. Denise Martins da Costa e Silva do DEFE/UFPI e coordenada pelo Prof. Dr. Micaías Andrade Rodrigues do DMTE/UFPI.

 

O evento foi concluído na tarde do dia 09 com a reunião pedagógica para planejamento das atividades acadêmicas que serão desenvolvidas no período letivo 2021.1, que iniciará em 4 de janeiro de 2022, com ênfase nos trabalhos que serão apresentadas no XII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (XII SIMPARFOR), por ocasião do encerramento do semestre letivo, nos dias 31 de março e 01 de abril de 2022.

“Os participantes avaliaram positivamente o seminário, ressaltando que, de modo geral, o evento proporcionou reflexões e aprendizados significativos para o contexto atual, contribuindo para aguçar a curiosidade epistemológica, a mobilização de saberes e a construção de conhecimentos necessários para a (re)organização do trabalho pedagógico e a revisão do fazer docente. Estamos muito felizes com o resultado”, disse a coordenadora geral do Parfor/UFPI, Glória Ferro.

A palestra de abertura e as oficinas estão disponíveis no canal do Parfor/UFPI no YouTube.

Confira, se inscreva no canal, comente, deixe o seu like e compartilhe.

Para mais informação, entre em contato com a coordenação institucional do Parfor através do e-mail  e pelo telefone (86) 3237-1955.

Confira a programação do evento na íntegra.

Confira o material do evento:
Palestra de Abertura
Oficina 1
Oficina 2
Oficina 3
Oficina 4

Fim do conteúdo da página