Você está aqui:

Curso da LEDOC de Picos conquista nota máxima em avaliação do MEC

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, obteve a nota máxima (Conceito 5) na avaliação de renovação de reconhecimento realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esse resultado reflete o alto padrão de qualidade do curso, consolidado por sua estrutura pedagógica, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura de excelência.

Para a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, a conquista da nota 5 para a LEDOC de Picos foi uma excelente notícia para encerrar o ano de 2024. "Gostaria de cumprimentar todos os professores, alunos e servidores técnico-administrativos, agradecer à comissão que realizou essa avaliação e parabenizar a comunidade acadêmica do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Parabenizo a todos que contribuíram para criar esse ambiente acadêmico, que proporcionou aos nossos alunos alcançar esse nível de excelência, agora reconhecido pelo MEC. Com a nota máxima, a Universidade demonstra que está no caminho certo na busca pela excelência em ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e inclusão", destacou.

O diretor do campus de Picos, Juscelino do Nascimento, pontuou que a nota 5 representa o esforço contínuo de toda a equipe. "Esse resultado é fruto do empenho conjunto dos professores, da Coordenação e da Direção do Campus, sempre atentos às necessidades do curso", afirmou.

Entre os destaques da avaliação, a comissão destacou a excelência na organização didático-pedagógica, com práticas inovadoras como a Pedagogia da Alternância e a integração entre teoria e prática. O corpo docente, formado majoritariamente por doutores com dedicação exclusiva, também foi elogiado pela sua experiência e compromisso com a formação dos estudantes. A infraestrutura do campus, que conta com laboratórios bem equipados, uma biblioteca com acervo atualizado e acesso a bases de dados virtuais, também foi um ponto positivo. "A qualidade geral do ambiente acadêmico foi considerada exemplar. Esse reconhecimento reafirma o papel estratégico da LEDOC na formação de educadores para as comunidades rurais, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável", avaliou a coordenadora da LEDOC de Picos, professora Tamaris Gimenez Pinheiro.

A professora Tamaris Pinheiro também ressaltou que a nota máxima reflete o compromisso de todos os envolvidos—docentes, técnico-administrativos, estudantes— em oferecer uma formação de qualidade para os educadores do campo. "Esperamos que esse reconhecimento inspire a Administração Superior a fortalecer ainda mais o apoio ao curso, que celebra, este ano, uma década de importantes contribuições à Instituição", afirmou.

Para o discente Alisson Feliphe Oliveira Sousa Vitor, o curso tem sido um agente transformador, estimulando uma visão crítica e o impulso por mudanças no campo. “O curso, os professores e a coordenação nos ajudam a questionar e ver com clareza as possibilidades ao nosso redor. A nota 5 demonstra que a Licenciatura em Educação do Campo está viva e ativa. Essa nota reflete a colaboração positiva para a construção do curso como um espaço de aprendizado, participação e vivência de alta qualidade com o corpo docente e administrativo. Isso só é possível porque estamos unidos em prol de uma Licenciatura em Educação do Campo de qualidade", afirmou.

O docente Jânio Ribeiro dos Santos, também integrante do quadro de professores da LEDOC de Picos, destacou que o resultado alcançado é um reflexo do trabalho coletivo de toda a comunidade acadêmica. "Além de ser um marco histórico, essa conquista representa um dos instrumentos essenciais para a consolidação e fortalecimento da Política de Educação do Campo no Piauí, que é a formação específica para os educadores do campo", acrescentou.

Com esse reconhecimento, o curso de Licenciatura em Educação do Campo de Picos se junta aos cursos de Bom Jesus, Floriano e Teresina, todos com a nota máxima na avaliação do MEC.