Página inicial > Últimas Notícias - DAA > Professor da LEDOC de Bom Jesus lança livro "Está o capitalismo em vias de extinção?”

Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 11h20

Capa.jpeg

O professor David Gonçalves Borges, do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lança o livro intitulado "Está o capitalismo em vias de extinção? As condições de sustentação do capitalismo dentro do quadro da Crítica do Valor ". Publicada pela Editora Fi, a obra se originou de sua tese de doutoramento - realizada na Universidade da Beira Interior, em Portugal. O livro também está disponível em formato e-book e impresso.

Nesta publicação o professor busca analisar as predições da Teoria Crítica do Valor (Wertkritik), trazendo uma exposição detalhada das teorias de Marx e da escola da Wertkritik, com ênfase em Robert Kurz e Anselm Jappe (que atuou como co-orientador da tese que deu origem à obra).

Além disso, o livro oferece reflexões sobre temas como a produção de riqueza, a natureza do trabalho, o Estado de bem-estar social, as crenças das militâncias de diversas vertentes e o impacto da tecnologia e da inteligência artificial na produção de valor.

Com diversas formações acadêmicas, que incluem Filosofia, Ciência Política e Ciências Biológicas, a obra representa uma breve síntese de algumas das experiências e conhecimentos acumulados pelo professor Borges ao longo dos anos, tanto em sua atuação na pesquisa quanto no ensino.

Outras obras publicadas pelo professor, ou com as quais contribuiu em capítulos, incluem "Darwin: ensaios e controvérsias" (UFES, 2011); "Brasil em crise: o legado das jornadas de junho" (Praia, 2015); "Lógica 1" (UFES, 2016); "O que resta das jornadas de junho" (Fi, 2017); "Imobiliárias agrícolas transnacionais e a especulação com terras na região do MATOPIBA" (Outras Expressões, 2018); "Direitos humanos às bordas do abismo" (Praia, 2018) e "Isolad@s: reflexões sobre o isolamento social no contexto da pandemia" (UFES, 2020).

registrado em: ,