Página inicial > Últimas Notícias - DAA > DAA visita exposição dedicada a Torquato Neto na UFPI

DAA visita exposição dedicada a Torquato Neto na UFPI

Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 10h59

equipe daa 2

A equipe da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) visitou, nesta segunda-feira (13), a exposição “Torquatália 40 anos”, que celebra os 50 anos da morte de Torquato Neto. A mostra com obras referentes ao intelectual piauiense está localizada na Galeria Afrânio, no Espaço Rosa dos Ventos, campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta, diariamente, durante um mês a todo público, que pode visitar o local no horário de 14h a 20h.

WhatsApp Image 2023 03 13 at 15.21.14

Equipe do DAA durante a visita a exposição

Leomá Matos, diretor do DAA, ressalta a importância da UFPI ao criar e prestigiar o evento em torno de Torquato Neto. “A instituição em seu papel de construção do conhecimento junto às frentes social, cultural, político e artístico, ao enaltecer o trabalho do poeta Torquato Neto, valoriza a magnitude do artista que foi uma das figuras-chave da Tropicália, movimento de vanguarda de maior importância ocorrido entre os anos de 1960 e 1970 e com forte repercussão posterior, ao articular a tradição musical brasileira aos elementos da modernidade.”, destaca.

leoma 1

Leomá Matos, diretor do DAA

O espaço conta com 50 itens e 100 obras, como poemas, anotações e fotografias referentes ao artista. A exposição, que faz parte das celebrações do cinquentenário da morte de Torquato Neto, encerra os eventos comemorativos em torno da vida do poeta. As festividades foram de iniciativa da UFPI, que, em novembro de 2022, idealizou o evento “Torquato Neto 50 Anos”. Na ocasião foram feitos debates, apresentações musicais, audiovisuais e o lançamento do livro “Torquato Neto Arte Inacabada”.

galeria

O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, destaca a relevância do evento para lembrar e valorizar os artistas piauienses. "Nesse espaço, as pessoas terão acesso a um relato da vida desse ícone da cultura brasileira, alguém que representa a identidade da nossa cidade. Nomes como o de Torquato precisam ser lembrados, nas mais variadas áreas, por todos nós teresinenses”, afirma.

vice reitor

Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI