Oficina de intervenção e monitoramento dos estudos individuais
13/11/2015 12:59
O Serviço de Orientação Pedagógica, do colégio Técnico de Teresina realiza durante os meses de novembro e dezembro a Oficina de Intervenção e monitoramento dos estudos individuais dos estudantes dos diversos cursos.
A Oficina tem como objetivos:
Despertar os estudantes para a importância de atitudes proativas frente ao papel de discentes;
Promover a reflexão sobre o estabelecimento de metas a longo e curto prazo, no que diz respeito a aprendizagem individual;
Refletir a respeito dos hábitos necessários a promoção da aprendizagem individual;
Convidar os estudantes dos diversos cursos a elaborarem horário de estudo individual sistematizado dentro do contexto familiar, profissional em que cada um encontra-se inserido;
Garantir um diálogo progressivo com os estudantes que sistemizam o horário de estudo individual, de acordo com as orientações da oficina, e posteriormente tem-se o monitoramento individual deste instrumento de organização dos estudos através do atendimento individual dos estudantes dos diversos cursos do CTT, pelo Serviço de Orientação Pedagógica;
Convidar os estudantes e professores dos diversos cursos a socializarem no espaço do cotidiano em sala de aula, suas experiências nesta busca constante pela aprendizagem.
As turmas e cursos atendidos até o momento foram: 1º ano A e B( CONCOMITANTE), 2º ano A (CONCOMITANTE) e 3º ano B (CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE), Curso Técnico em Informática manhã.
No mês de dezembro será realizada a Oficina de Intervenção e Monitoramento dos estudos individuais com os estudantes que cursam Técnico em Informática e Técnico em Enfermagem ambos turno da tarde, turma do 2º ano B (CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE) além do 3º ano A (CONCOMITANTE).
Para a Pedagoga Maria Rita do Serviço de Orientação Pedagógica do CTT, "o trabalho de orientar a prática de estudo individual a jovens e adultos apresenta-se envolvido em dimensões complexas, tendo em vista os hábitos já estabelecidos no que se refere ao estudo individual e a relação subjetiva estabelecida pelos estudantes com o ato de aprender". A membro do Setor Pedagógico concluiu que somente com determinação e organização das metas de aprendizagem se tem o êxito esperado na Educação Profissional técnica(concomitante e subsequente).