- RESIDÊNCIA ESTUDANTIL
Benefício, de fluxo não-contínuo, apresentado via edital específico, destinado, prioritariamente, ao acolhimento de estudantes regularmente matriculados(a) nos Colégios Técnicos vinculados à UFPI, com competência para administrar o autocuidado e perfil para conviver em ambiente coletivo, interativo e cooperativo, O acolhimento deverá ser feito exclusivamente para efeitos de moradia do(a) estudante. A admissão de estudantes de outras instituições de ensino ou de outros Campi da UFPI será permitida a partir da disponibilidade de vagas e em caráter transitório.
Os(As) estudantes devem ser oriundos de outros municípios ou zona rural e/ou Estados. Aos(às) portadores(as) de diploma em curso técnico, tecnológico ou superior, as vagas serão disponibilizadas conforme haja vagas remanescentes.
Critérios para seleção dos estudantes serão disponibilizados em edital.
- AUXÍLIO RESIDENTE
Benefício, de fluxo não-contínuo, apresentado via edital, destinado exclusivamente a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, que foram contemplados com o benefício da Residência Estudantil.
Critérios para seleção dos estudantes serão disponibilizados em edital.
- BENEFÍCIO AUXÍLIO ESTUDANTIL
Benefício, de fluxo não-contínuo, apresentado via edital (no qual é determinado o seu valor e a quantidade de parcelas), com o objetivo de contribuir com a permanência e o atendimento de necessidades acadêmicas ao(à) estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício poderá ser renovado pelo(a) estudante que se mantiver nos critérios de permanência no ano seguinte, mediante Edital de Renovação do BAE, sendo o mesmo vedado a alunos contemplados com a Residência Estudantil.
Critérios para seleção dos estudantes serão disponibilizados em edital.
- BENEFÍCIO AUXILIAR ACADÊMICO
De fluxo contínuo, apresentado via edital, destinado ao(à) estudante regularmente matriculado(a) para que este(a) possa prestar auxílio acadêmico a estudantes com necessidades educacionais específicas. O(a) auxiliar é indicado(a) pelo(a) estudante com necessidades educacionais específicas, com quem tenha afinidade e manifeste habilidades para assisti-lo(a) durante o curso. O(A) estudante beneficiado(a) deve se enquadrar, prioritariamente, no critério de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício poderá ser mantido enquanto o(a) estudante auxiliado(a) permanecer no curso e optar pela manutenção do auxiliar acadêmico.
Critérios para seleção dos estudantes serão disponibilizados em edital.
- AUXÍLIO CRECHE (AC)
Benefício, de fluxo contínuo, apresentado via edital, destinado a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica que tenham filhos em faixa etária de zero a 03 (três) anos e 11 (onze) meses, concedido até a criança completar tal idade ou até a conclusão do curso (o que ocorrer primeiro). No caso de ambos os genitores serem discentes dos cursos dos colégios, o benefício será repassado a apenas um destes. O repasse do auxílio é feito mensalmente.
Critérios para seleção dos estudantes serão disponibilizados em edital.
- AUXÍLIO EMERGENCIAL (AE)
Benefício, fluxo contínuo, em caráter emergencial, ao(s) estudante(s) em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica na presença de agravantes socioeconômicos. O benefício será concedido por meio de edital e após realização de análise socioeconômica do(a) estudante, seguidos de parecer social emitido pelo Serviço Social juntamente à Direção. O valor e quantidade de parcelas se dará de acordo com a disponibilidade orçamentária.
- ISENÇÃO DA TAXA DE ALIMENTAÇÃO
O Restaurante Universitário (RU) fornece almoço e jantar aos estudantes do CTT e o acesso é gratuito mediante fardamento e comprovante de matrícula.
- PROGRAMA DE VIVÊNCIAS PROFISSIONALIZANTES
As Vivências Profissionalizantes são projetos de inserção do estudante em atividades vinculadas às áreas de atuação do EBTT, que visam complementar a formação e o aprimoramento técnico do(a) discente, possibilitando o desenvolvimento das competências profissionais como proatividade, espírito de liderança, capacidade de resolução de problemas e capacidade de trabalhar em equipe.
- PROJETOS VISITAS TÉCNICAS
Os Projetos Visitas Técnicas preveem apoiar a participação de estudantes em visitas técnicas ou eventos acadêmicos, científicos e culturais no território nacional que apresentam uma relação teórico-prática do ensino a partir de experiência em outras instituições e/ou espaços educativos, atendendo às necessidades dos respectivos cursos, proporcionando a troca de experiência e/ou enriquecimento curricular.