A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba é um órgão de assessoria institucional autônomo, multidisciplinar e deliberativo, responsável pela normatização, do ponto de vista ético, do uso de animais em ensino e experimentação, credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).
A CEUA da UFDPar reúne-se ordinariamente em reuniões mensais e, extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação do seu Coordenador, sendo suas decisões tomadas por maioria de votos. Para maiores informações, acesse aqui o Regimento em vigor do CEUA/UFDPar.
Calendário previsto de reuniões ordinárias de 2022* |
|
Mês | Dia |
Janeiro | - |
Fevereiro | 11 |
Março | 11 |
Abril | 08 |
Maio | 13 |
Junho | 10 |
Julho | 08 |
Agosto | 12 |
Setembro | 16 |
Outubro | 07 |
Novembro | 10 |
Dezembro | 08 |
Prazo mínimo de 20 dias anteriores para enviar o projeto de pesquisa ou roteito de aula para o e-mail da CEUA para que o mesmo seja avaliado nas reuniões programadas acima. *As datas das reuniões podem sofrer alterações a depender das demandas internas da CEUA. |
Atenção: Para submeter projetos de pesquisa ou aulas práticas para avaliação pela CEUA/UFDPar o Professor Responsável deverá enviar os documentos para o endereço eletrônico
Arquivos para envio de Projeto de pesquisa/treinamento:
1 - Documentação necessária para submissão de projetos de pesquisa ou treinamento (ler antes de submeter o projeto)
2 - Formulário unificado
3 - Cálculo amostral
4 - Cálculo de perdas
5 - Declaração de ciência de participação no projeto de pesquisa (para colaboradores da pesquisa)
6 - Declaração de participação do médico veterinário
7 - Termo de consentimento livre e esclarecido
8 - Relatório Final de atividades
9 - Checklist do parecerista quanto ao projeto avaliado (uso exclusivo da comissão)
Arquivos para envio de Roteiros de aulas-práticas
1 - Documentação necessária para submissão de roteiros de aulas-práticas (ler antes de submeter o roteiro da aula prática)
2 - Formulário unificado
3 - Cálculo amostral
4 - Cálculo de perdas
5 - Roteiro da aula-prática
6 - Termo de responsabilidade
7 - Declaração de ciência de participação no projeto de pesquisa (para colaboradores da atividade)
8 - Declaração de participação do médico veterinário
9 - Termo de consentimento livre e esclarecido
10 - Relatório Final de atividades
11 - Checklist do parecerista quanto ao projeto avaliado (uso exclusivo da comissão)
Outros Formulários
1 - Formulário de solicitação de mudança de animais
__________________________________________________________________________
Acesse aqui a lista de Projetos Aprovados pela CEUA/UFDPar (Ultima atualização 16/11/2022)
__________________________________________________________________________
Composição da CEUA da UFDPar
De acordo com a Portaria Nº. 124 de 12 de abril de 2022, a CEUA-UFDPAr apresenta-se composta pelos seguintes membros:
Coordenador: Prof. Dr. Jefferson Soares de Oliveira
Vice-coordenador: Prof. Dr. Jand Venes Rolim Medeiros
Membro Efetivo: Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Filgueiras
Membro Suplente: Profa. Dra. Rosa Helena Rebouças
Médica Veterinária: Profa. Dra. Karina Rodrigues dos Santos - Membro efetiva
Médica Veterinária: Profa. Dra. Karina Oliveira Drumond - Membro suplente
Biólogo: Prof. Dr. Leonardo Peres de Souza - Membro efetivo
Biólogo: Dr. Pedro Bastos Macedo - Membro suplente
Consultor ad hoc: Prof. Dr. Daniel Fernando P. Vasconcelos
Consultor ad hoc: Prof. Dr. Thiago Fernandes Alves Silva
--
Secretária: Sem secretário no momento
Localização: Av. São Sebastião, 2819 – Setor II, Bloco 03, Pavimento 3º, Lado Oeste, Sala 01
O atendimento está sendo realizado temporariamente e exlusivamente somente através do e-mail da CEUA.
E-mail da CEUA-UFDPar: