Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Clínicas-Escola
Início do conteúdo da página

Clínicas-Escola

Imprimir
Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 09h13

 

LABORATÓRIO ESCOLA DE BIOMEDICINA

Placa

O Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi idealizado após a implantação do curso de Biomedicina na UFPI/Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI. Trata-se de um órgão suplementar da UFPI, vinculado administrativamente à Diretoria e pedagogicamente ao curso de Biomedicina, cuja função é desenvolver e disponibilizar competências e serviços através do ensino, pesquisa e extensão.

O Laboratório tem como missão servir de suporte acadêmico para o ensino de graduação, na área de análises clínicas, além de assegurar que os conhecimentos teórico-práticos tenham aplicabilidade no contexto social, de acordo com a demanda da comunidade. Para tanto, o Laboratório possui uma estrutura física subdividida em espaços que permitem o atendimento ao público e a realizações de exames, além do apoio acadêmico. Os alunos estagiários no Laboratório serão supervisionados por profissionais Biomédicos e terão a oportunidade de participar ativamente da realização de exames e vivenciar situações cotidianas da prática profissional.

Previsto para iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2018, o Laboratório de Análises Clínicas oferecerá atendimento ao público, permitindo o diagnóstico e acompanhamento de patologias por meio da realização de exames clínicos de Hematologia, Parasitologia, Uroanálise, dosagens Bioquímicas, dentre outros. Todos os exames deverão ser solicitados por profissionais de saúde e o atendimento se dará, principalmente, a partir da demanda espontânea.Laboratorio

ESPAÇO 2
Espaço 

 Clínica Escola de Fisioterapia

O Serviço Escola de Fisioterapia (SEF) do CMRV é vinculado ao curso de fisioterapia, com a finalidade de proporcionar infraestrutura, materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e atendimentos gratuitos no tratamento fisioterapêutico a comunidade.

010203

O SEF tem como foco principal o desenvolvimento dos estágios curriculares, os quais proporcionarão ao aluno o exercício profissional e práticas de intervenção fisioterapêutica nas diversas modalidades. Os atendimentos são feitos pelos discentes do 9º e 10º períodos de graduação, sob supervisão de professores e fisioterapeutas do curso.

Alunos do 8º e 9º períodos do curso de Fisioterapia realizam atendimentos durante o período especial, por conta de um projeto de extensão.

Etapas de Atendimento: Para iniciar o tratamento, devem ser observadas as seguintes etapas: 
1 – O paciente interessado deve dirigir-se à recepção do SEF para verificar a possibilidade de agendamento da avaliação inicial;
2 – O recepcionista fará o cadastro do paciente e o agendamento da avaliação no setor referente à condição clínica do paciente; 
3 – O paciente deverá comparecer para avaliação, sendo encaminhado para o tratamento de acordo com calendário e horários disponíveis.
4 – os tratamentos e os números de atendimentos serão estipulados pelo supervisor responsável pelo estágio.0405  Setor 2 - Bloco 1

 Clínica Escola de Psicologia

O Serviço Escola de Psicologia (SEP) do CMRV – “objetiva complementar a formação profissional dos alunos do Curso de Psicologia, oportunizando-lhes o exercício dos fundamentos teóricos adquiridos ao longo do processo ensino-aprendizagem, a partir do desenvolvimento de atividades voltadas para a prevenção de problemas de natureza psicológica e a intervenção em problemas já instalados, servindo à comunidade interna e externa. Procura responder à necessidade de integração entre a teoria e a pratica na formulação do Psicólogo”. Este oferece serviços gratuitos à comunidade. Atualmente o SEP conta com dois psicólogos efetivos que além de coordenarem o setor, realizam atendimento psicológico à comunidade interna da UFPI, enquanto alunos estagiários realizam atendimento direto com a Comunidade.4

Recepção SEP

Serviços ofertados:
- Avaliação Psicológica, Atendimento individual para crianças, Adolescentes e Adultos, além de atendimento grupal e terapia de casal. O serviço também oferece um plantão psicológico (terça e quinta das 8h às 18h) dentro do seu horário de funcionamento para demandas extras e consideradas urgentes.
Procedimentos para Atendimento: Basta apresentar-se para uma triagem e, em seguida, aguardar para que o atendimento seja agendado.

1

Estagiários do SEP23  Setor 2 - Sala - 

 

Fim do conteúdo da página