STI e CCI divulgam as principais atividades realizadas no mês de julho

sistemas

 

 

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba, através de sua Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), realizou no mês de julho a entrega de 12 notebooks, sendo 1 para cada Coordenação de Curso de Graduação, com intuito de possibilitar a escolha pelos colegiados sobre a melhor forma de utilização dos recursos disponíveis atualmente, descentralizando paulatinamente a gestão destes notebooks outrora sob a responsabilidade exclusiva da STI.

A Superintendência avançou ainda no processo de aquisição de mais 25 computadores Desktop (por meio de Adesão a Ata de Registro de Preços) para atender a alta demanda Administrativa com a chegada de novos colaboradores advindos de outros órgãos e bolsistas que reforçaram a força de trabalho dos setores, bem como para continuar possibilitando a renovação do parque computacional que atualmente conta com mais de 500 computadores. Há ainda a previsão de chegada de mais servidores, com data ainda indefinida, que também necessitarão de recursos computacionais.

A Divisão de Sistemas disponibilizou neste mês de julho novos serviços no sistema Central de Serviços, dentre eles o de solicitação de Testes de Covid e todos os serviços da Coordenadoria de Comunicação Institucional (Divulgações, Criações Gráficas, Transmissões, entre outros). O uso da Central de Serviços como canal de solicitação dos serviços da Prefeitura Universitária foi iniciado no último dia 29, e deverá auxiliar no processo de gestão das demandas referentes a questões elétricas, eletrônicas, mecânicas, civis e de transportes. Também foram implementadas melhorias como o disparo de mensagens por email a cada interação entre solicitante e área competente pelo serviço.

Em parceria com a Divisão de Infraestrutura, disponibilizou ainda o serviço de Moodle do PROFSAÚDE (https://profsaude.ufdpar.edu.br), que atenderá o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (Mestrado Profissional).

Ainda sobre sistemas realizamos, em parceria com a Biblioteca Central da UFDPar, a disponibilização da plataforma Minha Biblioteca para toda a comunidade acadêmica. A referida plataforma pode ser acessada através da página da Biblioteca (https://ufpi.br/biblioteca-ufdpar). E inserimos na Central de Serviços uma funcionalidade chamada Carteirinha do RU, que tem o intuito de celerizar a verificação do vínculo dos alunos com a UFDPar, de modo a coibir fraudes, atendendo assim solicitação dos Centros Acadêmicos. Em breve, esta STI se debruçará sobre uma solução mais completa de gerenciamento, visando reduzir a fila para compras de fichas.

A Divisão de Datacenter e Gestão de Dados intensificou os trabalhos relacionados à Segurança da Informação em um momento de lançamento de diversos serviços na Web e de ampliação de riscos à integridade de nossos dados e sistemas, visando mitigá-los ao máximo.

Através do módulo de gerência da Central de Serviços, esta STI contabilizou 133 solicitações de seus serviços (demandas que foram abertas no mês de julho), estando 84 delas já atendidas/finalizadas. Destas tarefas 43 foram demandas de Suporte e/ou Manutenção e já foram atendidas pela Divisão de Infraestrutura. Algumas dessas demandas eventualmente sofreram relativo atraso no atendimento tendo em vista surto de Covid que afetou drasticamente o tempo de resposta da equipe este mês, em especial para as demandas necessariamente presenciais.

Outras 89 tarefas internas foram criadas em obediência ao Planejamento das Divisões e da equipe, estando 82 delas já finalizadas. Sem contar com as demandas iniciadas em meses anteriores, que também possuem seu andamento gerenciado pelo referido sistema. Todas essas demandas com a participação direta e sob a supervisão e orquestração da Coordenadoria de Infraestrutura e Sistemas da STI, que atua fortemente também no planejamento das próximas ações que serão executadas por cada Divisão. Em paralelo, o Coordenador de Governança e Aquisições de TIC da STI foi nomeado e iniciou diversos estudos e atividades visando a melhoria dos serviços do setor e da instituição.

 

novo portal

A Coordenadoria de Comunicação Institucional, atuando neste momento em parceria com a STI realizou este mês a gravação e edição de vídeos da campanha retorno seguro (uso de máscara) e da chamada sobre as novas plataformas digitais da Biblioteca Central da UFDPar. Realizou também diversas publicações referentes ao Painel Epidemiológico da UFDPar, evidenciando os dados da Comissão de Monitoramento em Saúde de nossa instituição, bem como a cobertura integral da Posse do Procurador-chefe da Procuradoria Federal na UFDPar e as Transmissões do "Diálogo com os Centros Acadêmicos", reunião da Reitoria com as representações estudantis que ocorre geralmente na última sexta-feira de cada mês.

Seguindo as orientações do governo federal, através da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, a CCI realizou a adequação das mídias sociais institucionais, bem como orientou aos setores que coordenam/alimentam mídias sociais próprias sobre normas e condutas durante o período eleitoral, como por exemplo a desativação dos espaços para comentários nas postagens durante o referido período.

Com intuito de descentralizar e orientar os estagiários do programa Bolsa Trabalho das Pró-Reitorias e de algumas outras unidades, foi realizada uma reunião para discutir sobre a gerência das redes sociais e tópicos relacionados a Comunicação, visando maior integração e coordenação das ações.

O novo site da UFDPar foi finalizado e está em fase de inclusão das informações, para ser disponibilizado ao publico nos próximos dias. Em um primeiro momento, site antigo e novo andarão lado a lado durante um período de transição, até que apenas o novo passe a ser utilizado.

No total, em julho foram realizadas 122 publicações no site (incluindo a divulgação de editais, publicações de portarias e outras notícias administrativas). Também foram realizadas 70 publicações nas mídias sociais e 10 criações gráficas em atendimento a solicitações realizadas pela Central de Serviços. Além de 2 transmissões de eventos on-line.

Para o mês de julho, a STI pretende envidar maiores esforços em atividades de melhoria da rede wifi do Campus e de planejamento de aquisições. Já a Coordenadoria de Comunicação Institucional focará na transição do site e na melhoria do planejamento de suas ações.