Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Projeto da UFDPar proporciona um website com metodologias gratuitas relacionadas ao conteúdo de Parasitologia.

Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 11h32
A professora e pesquisadora Dra. Karina Rodrigues dos Santos, docente do curso de Medicina da UFDPar, tem quatro projetos de pesquisas cadastrados na PROPOPI. Atualmente conta com professores da UFDPar envolvidos em seus projetos, sendo eles os professores Severino Cavalcante de Sousa Junior, Larissa Teles de Souza, Giuliano da Paz Oliveira, Ludmilla Figueiredo Vale Fontenelle e Fernando Luz, O primeiro projeto é financiado pela bolsa PIBITI, tem a participação de quatro alunas que auxiliam e é voltado para a criação de um website com metodologias gratuitas relacionadas ao conteúdo de Parasitologia, a fim de auxiliar professores de ensino médio e de ensino superior de forma mais didática.

Na segunda pesquisa da professora, seus alunos foram em feiras e em unidades básicas de saúde da cidade de Parnaíba aplicando o questionário a fim de saber o que a população conhece sobre o complexo teníase cisticercose, sobre o que é, como se adquire estas parasitoses, quais as formas de prevenção, visto que o entendimento sobre essas doenças ainda é bastante escasso. Outros alunos desse mesmo projeto acompanhavam os professores neurologistas Giuliano Oliveira e Larissa Teles com o propósito de analisar os prontuários e saber a prevalência dessas doenças.

Há um outro projeto financiado pela FAPEPI em que os alunos acompanham a professora Ludmilla do curso de Medicina, e fazem um levantamento de base de dados a fim de tentar encontrar uma relação da COVID-19 com as doenças dermatológicas infecto-parasitárias. E, por último, uma pesquisa com alunos que acompanham a Dra. Denise Evilyn Machado de Almeida no Centro de Especialidade em Saúde (CES), e estão avaliando a prevalência das doenças infecciosas e de doenças parasitárias que ocorrem na cidade de Parnaíba.

Alguns artigos já foram publicados em relação aos projetos de pesquisa da professora Karina e outros estão em andamento para serem publicados. Além disso, o website está quase pronto para ser divulgado, e a partir deste saiu a publicação de um livro com algumas aulas da pesquisadora sobre o tema de Parasitologia que pode ser acessado pelo link.

Para mais informações: E-mail:
Texto e edição: Victoria Sandys e Narjara Dídimo