Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Docente da UFDPar associa temas da área de Psicologia e Medicina atrelados à metodologias científicas

Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2022, 14h34
A docente Dra. Lana Veras de Carvalho possui projetos de pesquisa, intitulados: “Perda e Luto: Estudo sobre sofrimento e saúde”; “Setor Covid: Narrativas de profissionais de umainstituição de saúde sobre o enfrentamento da Pandemia em Hospital Público Estadual da cidade de Parnaíba, Piauí” e “Estudantes lésbicas e bissexuais em cursos médicos:narrativas de sofrimentos e resistências”.

A professora também orienta alguns alunos da iniciação científica, alunos do TCC e do Mestrado. O aluno Paulo, está produzindo a pesquisa sobre : Trabalhadores de Saúde em Oncologia, nos tempos de Pandemia, o projeto se baseou em entrevistas com profissionais em Oncologia de Parnaíba, sobre como foi trabalhar em plena Pandemia, o trabalho neste momento encontra-se na fase de análise dos dados. Trazendo assim, contexto quanto à realidade local dos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da área de Oncologia.

Já a aluna Andreia, está pesquisando sobre alunas de cursos médicos, do Piauí, acerca da experiência de ser uma aluna lésbica ou bissexual e os enfrentamentos que elas têm, dificuldades, acesso à saúde. Também através de entrevistas. Está analisando os dados. A aluna Beatriz, está pesquisando sobre as relações da medicina e o feminino, o olhar da medicina no século XXI sobre o feminino. Realizado no formato de campo documental, através de cartilhas, resoluções, orientações, de áreas ligadas à saúde da mulher.

A docente pontua que existe um olhar múltiplo devido a sua formação em Psicologia e associa essa área à óptica dos estudantes de Medicina que atuam nas pesquisas. Existem parcerias com os professores Dr. Vladimir Félix e Dra. Franciele Basso, também, docentes do curso de Medicina.

Texto e edição: Bruna Carvalho

1   2