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STI divulga as principais atividades realizadas no mês de junho

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Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 09h53
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A Universidade Federal do Delta do Parnaíba, através de sua Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), realizou no mês de junho a entrega de 12 computadores Desktops para as Coordenações de Curso de Graduação Presencial, e estará entregando 1 notebook por Coordenação no início deste mês de julho. As entregas fazem parte de uma renovação do parque tecnológico da instituição iniciada ainda em 2019 quando a UFDPar conseguiu realizar seu primeiro processo de compra de computadores, embora ainda em conjunto com a UFPI.
 
Adicionalmente, no mês a Divisão de Infraestrutura realizou ajustes emergenciais no funcionamento dos Datashows das salas de aula que embora tenham sido testados previamente, com o retorno das atividades presenciais após 2 anos sem uso, apresentaram problemas em sua maioria relacionados à maresia de nossa região, quando o uso por parte dos docentes foi retomado. Dois laboratórios de informática foram remontados após o período de Pandemia, em que os equipamentos foram realocados para atendimento de demandas específicas, como a realização do ENEM Digital e a chegada de novos colaboradores à instituição. Os laboratórios possuem internet cabeada e Wi-Fi.
 
Devido à compra por esta STI de 50 baterias ao final de 2021, foi possível recuperar no mês de junho 14 Nobreaks que encontravam-se inoperantes até então, e os mesmos já estão atendendo às necessidades de diversos setores, trazendo eficiência e economicidade no gasto público, tendo em vista o custo muito menor das baterias em relação a novos Nobreaks.
 
A Divisão de Datacenter e Gestão de Dados concluiu também a montagem de um servidor LDAP, primeiro passo para que a UFDPar possa iniciar o uso dos serviços da RNP de forma independente da UFPI, como a plataforma CAFe, WebConf, Diploma Digital entre outros. E também para que possamos evoluir outras questões internas que atualmente não são possíveis pela dependência da infraestrutura de nossa tutora. A Divisão também montou um Serviço Emergencial de Armazenamento para alguns dados institucionais que anteriormente estavam vinculados ao Google Drive e que precisaram ser retirados de acordo com recomendação dos gestores do serviço do e-mail @ufpi.edu.br. Através deste serviço, já estão sendo armazenados os arquivos mais importantes das Pró-Reitorias e demais unidades administrativas, enquanto traçamos outras estratégias de armazenamento.
 
Com relação ao Sistema Acadêmico e Diploma Digital, estão sendo realizadas diversas tratativas com UFPI, RNP, UFRN, IFRN, Empresas Privadas, de modo que avançamos no levantamento das possibilidades e nos acordos com a UFPI quanto aos passos iniciais da migração das informações constantes atualmente no sistema SIG-UFPI.
 
Enquanto isso, a Divisão de Sistemas finalizou todos os ajustes técnicos necessários para o lançamento do novo site da UFDPar, e em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Institucional iniciou a alimentação das informações para o lançamento, previsto para o mês de julho. As reuniões entre a Comunicação e as unidades para elaboração do material de cada subpágina já estão sendo marcadas.
 
Central de Serviços
 
O sistema Central de Serviços (cs.ufdpar.edu.br) foi lançado em meados do mês de maio e em junho recebeu melhorias e novos serviços foram preparados para serem disponibilizados, a exemplo das solicitações de serviços à Coordenadoria de Comunicação e o Agendamento de Testes de COVID-19 que serão disponibilizados já nos primeiros dias de julho. Este sistema permite aos usuários solicitarem serviços (com a geração de número de protocolo e acompanhamento da evolução da solicitação) às diversas unidades da UFDPar que aderirem ao sistema, e permite melhor gestão das demandas por parte dos gestores dos serviços. Através do módulo de gerência da Central de Serviços, esta STI contabilizou 155 solicitações de seus serviços (demandas que foram abertas no mês de junho), estando 109 delas já atendidas/finalizadas.
 
Outras 157 tarefas internas foram criadas em obediência ao Planejamento das Divisões e da equipe, estando 108 delas já finalizadas. Sem contar com as demandas iniciadas em meses anteriores, que também possuem seu andamento gerenciado pelo referido sistema. Todas essas demandas com a participação direta e sob a supervisão e orquestramento da Coordenadoria de Infraestrutura e Sistemas da STI, que atua fortemente também no planejamento das próximas ações que serão executadas por cada Divisão.
 
Em junho também iniciamos os processos de aquisição de Softwares de Edição de Imagem e CAD (Criação e edição de desenhos técnicos, geometria 2D e modelos 3D), para atendimento às necessidades da Comunicação e da Prefeitura, em processo conjunto com a Central de Compras do Governo Federal. Iniciamos também processo de aquisição de novos computadores e concluímos o Estudo Técnico e Termo de referência para compor o processo da UFPI (como órgão partícipe) relacionado a serviços de impressão departamental.
 
Para o mês de julho, esta STI pretende envidar maiores esforços em atividades de Planejamento, Governança e Aquisições visando prestar o melhor serviço possível para a comunidade acadêmica.
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