Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > A UFDPar está cadastrada agora no SISGen/CGEN
Início do conteúdo da página

A UFDPar está cadastrada agora no SISGen/CGEN

Imprimir
Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2022, 09h44
WhatsApp Image 2022 05 19 at 09.24.29
 
Em 2015, foi sancionada a Lei 13.723, que permite o acesso ao patrimônio genético do  país, publicar algo, patentear algo, explorar comercialmente, além de controlar o envio  de material de pesquisa para o exterior e para esse controle foi criado o Sistema Nacional  de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado  (SISGen/CGEN). Um sistema de cadastro para gerenciar as informações referentes ao  patrimônio genético nacional, funciona como uma plataforma eletrônica de  cadastramento obrigatório de todas as pesquisas, experimentais ou teóricas, realizadas  com patrimônio genético. 
 
Nesta quarta-feira, 18/05/2022, a UFDPar foi cadastrada no SISGen/CGEN, representada  legalmente pela professora Dra. Ivanilza Moreira de Andrade conforme a Portaria N° 159. O acesso ao SISGen/CGEN permite gerenciar essas informações, notificar e credenciar para fim da pesquisa e da exploração econômica. Esse sistema controla e protege  informações de insumos naturais descobertos nacionalmente que possuam propriedade  útil, como extratos de plantas que possuam funções medicinais, cosméticas, entre outros,  que sejam de uma determinada região do Brasil, resguardando, portanto, essa espécie  internacionalmente. 
 
Com a nomeação, a representante vai gerenciar atividades de acesso, remessa, notificação  de produto, credenciamento de coleções e atualização de dados cadastrais da UFDPar.
 
Texto: Bruna Carvalho e Victoria Sandys
Fim do conteúdo da página