Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Peixe-Leão: UFDPar colabora no desenvolvimento de aplicativo para monitorar a espécie na região
Início do conteúdo da página

Peixe-Leão: UFDPar colabora no desenvolvimento de aplicativo para monitorar a espécie na região

Imprimir
Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2022, 16h33
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão monitorando a presença de peixes-leão no Litoral do Piauí.

Além da disponibilização de canais para comunicar a presença do peixe-leão na região, a UFDPar também auxiliou no desenvolvimento do aplicativo "Monitoramento Participativo do Peixe-Leão", do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O aplicativo está disponível nas versões para IOS e Android.
 
O peixe-leão é uma espécie venenosa que não é natural do Brasil, mas há ocorrências de aparição na costa do Pará, Fernando de Noronha (PE), no Ceará, em Luís Correia e em Cajueiro da Praia no Piauí. De acordo com o Biólogo Pedro Carneiro, técnico e pesquisador da UFDPar, “Os peixes ocorrem em diferentes ambientes marinhos e estuarinos, mas normalmente são vistos associados a rochas ou estruturas no fundo do mar. Por isso o risco de acidentes com banhistas é baixo. No entanto, são necessárias ações para controlar a população desses animais, buscando evitar que eles causem maiores prejuízos ambientais e econômicos.”, alertou.
 
Segundo a professora Edna Cunha, coordenadora do curso de Engenharia de Pesca da UFDPar, a presença do peixe-leão representa uma grande ameaça para a vida marinha e representa riscos à nossa saúde. A orientação dos especialistas é que em casos de avistamentos e captura dos animais, pescadores e mergulhadores devem entrar em contato com autoridades e não devolvê-los ao mar.
 
O link para baixar gratuitamente o aplicativo está disponível no portal da UFDPar.
 
Coordenadoria de Comunicação Institucional
Edição de texto: Joanson Sousa
Fim do conteúdo da página