Construção Colaborativa: PROGEP destaca participação de servidores na elaboração de resoluções

Com o desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2018, pela lei 13.651, o trabalho da Pro-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) na estruturação organizacional da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) vem designando servidores, docentes e técnicos administrativos, para compor comissões que estarão à frente da elaboração de resoluções que deverão normatizar e garantir direitos, deveres e benefícios dos servidores embasadas nos regimentos e legislações vigentes.
 
Os trabalhos das comissões são presididas por um integrante da equipe da Progep, conforme foi definido em reunião interna da Pro-reitoria. Em cada comissão os membros através de suas expertises e perspicácia, colaboram na construção e elaboração das resoluções e de políticas, promovendo um ambiente saudável, transparente e organizado. Sendo um trabalho intenso tornar possível o cumprimento de seu objetivo, estrutura organizacional e a forma de funcionamento dentro do contexto da UFDPar, observando o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
 
Até o momento seis comissões estão responsáveis pela elaboração das seguintes resoluções: Afastamento; Concurso Público - Professor de Magistério Superior; Jornada de Trabalho do Pessoal Técnico Administrativo em Educação; Heteroidentificação; e Frequência. Além dessas, também há, desde janeiro de 2022, uma comissão que está à frente da elaboração da Política de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.
 
Para Valterdes Rodrigues, presidente da comissão de elaboração da resolução de concursos: “a participação colaborativa dos servidores é de suma importância para esta fase do processo … todos que ao participarem dessas comissões, contribuirão para a história de nossa instituição”, destacou.
 
Coordenadoria de Comunicação Institucional
 
Texto: Maycon Almeida (estagiário), Samara Dourado
Edição: Joanson Sousa