Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Hospital Universitário: adesões de bancadas federais dos estados vizinhos inicia segunda etapa do processo

Última atualização em Segunda, 28 de Março de 2022, 17h06
Em uma nova maratona de reuniões realizadas na última semana em Brasília-DF, o Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) – Prof. Dr. Alexandro Marinho, intensificou o trabalho de articulações institucionais para viabilizar a implantação do Hospital Universitário do Delta do Parnaíba.

A agenda de reuniões incluiu exitosas visitas ao presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - General Oswaldo de Jesus Ferreira, ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) - Wagner Vilas Boas e a membros das bancadas federais dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará, nas quais foram obtidas importantes adesões ao projeto por parte dos seguintes parlamentares: Deputado Federal Aluísio Mendes (MA), Deputado Federal André Fufuca (MA), Deputado Federal Átila Lira (PI) e o Senador Elmano Ferrer (PI).

Os apoios institucionais são essenciais para a obtenção dos recursos financeiros necessários ao custeio do hospital referentes às etapas iniciais que são a elaboração do projeto estrutural e construção do hospital. Apesar dos custos iniciais serem elevados, maiores serão os custos despendidos mensalmente e ininterruptamente nos quais estarão inclusos despesas com folha de pessoal, manutenção de toda a estrutura predial e de equipamentos médico-hospitalares, energia, água, hotelaria, insumos, materiais médicos, farmacêuticos e de laboratórios, dentre outros. A idealização de um Hospital Universitário Federal (HUF) percorre numerosas e complexas etapas exigindo a soma de esforços para a sua concretização.

Alex explicou que “além da garantia do recurso financeiro serão necessárias ainda anuências do Ministério da Economia, Ministério da Educação e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.” A construção deste apoio já teve seus primeiros passos transcorridos com resultados satisfatórios, afinal MEC e EBSERH não medem esforços em oferecer condições adequadas para a geração de conhecimento de qualidade nas instituições federais de ensino superior.

A conclusão do estudo de viabilidade de implantação do Hospital Universitário do Delta do Parnaíba realizado pela comissão técnica marcou o encerramento da primeira etapa, e deu início a uma nova fase: a busca de parcerias e apoio de outras instituições por meio de sensibilização da necessidade e importância de implantação do hospital para proporcionar ampliação e melhoria do ensino superior e, em consequência, da assistência à saúde da região.

Segundo Alex Marinho: “O processo é uma construção. A comissão técnica elaborou o estudo de viabilidade contendo as justificativas, necessidades dos cursos da área de saúde, vazios assistenciais da região e perfil do nosso hospital universitário. Agora precisamos avançar para a segunda etapa que é trabalhar para a obtenção de apoio da classe política e demais instituições, sensibilizá-los e convencê-los a destinar os recursos financeiros necessários para a concretização do hospital universitário.”

Em fevereiro/2022 o Reitor da UFDPar fez a apresentação e entrega do estudo de viabilidade de implantação do Hospital Universitário do Delta do Parnaíba ao Ministro-Chefe da Casa Civil - Ciro Nogueira, na qual foi bem recebido pelo Governo Federal.

O Hospital Universitário do Delta do Parnaíba trará grande impacto na redução das desigualdades referentes à oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região, além de melhorias na formação ética e de qualidade de novos profissionais por meio de atividades assistenciais, de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, deverá beneficiar uma população de 2.475.135 habitantes, abrangendo cerca de 34 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Em funcionamento o hospital deverá empregar de forma direta em torno de 1300 profissionais.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Edição de texto: Ângela Oliveira e Joanson Sousa