Informações sobre a curso de capacitação em Programa de Integridade

Para o exercício de uma boa governança vários aspectos são necessários de serem atendidos e dentre estes é imprescindível a promoção de cultura de integridade na organização. Os valores de integridade e sua implementação promovem elevação dos padrões de comportamento dentro das instituições públicas.
 
Conforme o Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017 da Presidência da República que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, é exigido em seu Art. 19 que os órgãos e as entidades da administração direta, autárquica e fundacional deverão instituir programa de integridade, com o objetivo de promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e atos de corrupção. Dentre as ações previstas, consta a elaboração de uma estratégia de capacitação voltada à temática da integridade almejando o nivelamento do conhecimento sobre o tema integridade dentro da instituição. Desta forma, esta capacitação propõe-se a atender esta demanda do supracitado Decreto da Presidência da República promovendo a inclusão da UFDPar no rol das IES integradas ao Programa de Integridade.
 
O objetivo da Capacitação em Programa de Integridade é promover, organizar e articular ações e estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem ao corpo funcional e colaboradores da UFDPar a aquisição e o aprimoramento de competências relacionadas à governança, riscos e integridade, em consonância com o Plano de Integridade UFDPar 2022-2023 e com os princípios e diretrizes dispostos no Decreto nº 9.203/2017 da Presidência da República.
 
A proposta em questão alinha-se e orienta-se na perspectiva histórico-crítica de educação, no trabalho como princípio educativo e na metodologia problematizadora de ensino. Tal ação educativa visa o domínio do conhecimento técnico-científico de forma que os servidores sejam capazes de identificar situações que atentam contra a integridade, propor ações de intervenção frente às situações diagnosticadas e propor melhorias no ambiente em que atuam.
 
O curso será ofertado a todos os servidores públicos federais pertencentes ao quadro de pessoal da UFDPar, bem como os cedidos e em exercício na IES e colaboradores terceirizados. Participarão do curso cerca de 355 servidores (97 técnicos administrativos e 258 docentes) e 133 colaboradores terceirizados e sua realização ocorrerá por uma parceria entre a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).
 
A carga horária proposta é de 40 (quarenta) horas, realizada integralmente de forma virtual para os servidores. Para os colaboradores terceirizados a carga horária será de 8h realizada de forma presencial. Para os servidores, a capacitação será dividida em 3 módulos, com duas  turmas. Todos os colaboradores terceirizados que atuam na área administrativa também farão a capacitação completa. Para os colaboradores que não trabalham na área administrativa, o curso terá um módulo único, que será realizado de acordo com a competência do grupo.
 
O curso será realizado de forma virtual pelo serviço de conferência Google Meet, um serviço em nuvem que combina vídeo e áudio para a criação de salas virtuais voltadas para aulas, reuniões, palestras, projetos e muito mais. As aulas serão transmitidas ao vivo e ficarão disponibilizadas em canal no Youtube para que haja acessos posteriores.
 
A avaliação do processo de aprendizagem será realizada observando frequência em 75% dos encontros presenciais, participação nos grupos de discussão; acesso à Plataforma Google Meet, realização das atividades indicadas, auto avaliação a partir de matriz fornecida, ao final de cada tema e apresentação ao final do curso de uma de proposta de fluxos das unidades pelas equipes. A certificação será realizada pela PREX da UFDPar aos participantes do curso que cumprirem uma frequência mínima de 75% e apresentem ao final do curso uma proposta de fluxo das unidades.
 
CRONOGRAMA
 
1ª ETAPA  - TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
MÓDULO I
março e abril de 2022
MÓDULO II
2ª quinzena de maio/2022 e junho/2022
MÓDULO III
2ª quinzena julho/2022 e agosto/2022
2ª ETAPA - SERVIÇO DE APOIO TERCEIRIZADO
MÓDULO ÚNICO
Data a definir
3ª ETAPA - DOCENTES
MÓDULO I
Data a definir
MÓDULO II
Data a definir
MÓDULO III
Data a definir

 

CRONOGRAMA, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E RESPONSÁVEIS
 
Módulo I- Sensibilização-8h/a
DATA
CONTEÚDO
PALESTRANTE
21 /03/2022
18:30h-20:30h
Liderança Positiva (parte I)
Prof.ª Dr.ª Daniela Barros(UFDPar)
24/03/2022
18:30h-20:30h
Liderança Positiva (parteII)
Prof.ª Dr.ª Daniela Barros(UFDPar)
30/03/2022
18:30–20:30
O que é Governança Pública nas IFES?
Dr. Edilson Correia ( Auditor da UFPI)
 
Módulo II- Governança Pública -16h/a
 
DATA*
CONTEÚDO
PALESTRANTE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A DEFINIR
Noções introdutórias: conceito, evolução e aplicada da governança no setor público. Abordagem dos princípios de governança pública. A governança pública nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta. Princípios de governança pública: participação por consenso. Visão estratégica.
Serão palestrantes do módulo II as professoras Mara Agda, Patrícia Cantuária e Celina Olivindo.
Prof Kelson (UFPI) e Prof Marcos foram convidados mas ainda não confirmaram.
Implementação da Governança no setor público. Modelo de implementação do Sistema de Governança
Base legal da Governança no setor público. Compliance. Governança nas contratações públicas. Prestação de contas. Transparência. Equidade. Estado de Direito. Governança e profissionalização dos gestores públicos. Exemplos e/ ou experiência de órgãos e instituições públicas
*Datas a serem confirmadas pelos palestrantes
 
Módulo III- Gestão de Processos- 20h
DATA*
CONTEÚDO
PALESTRANTE
 
 
 
 
 
 
A DEFINIR
Gestão de Processos: origem e evolução; Bases conceituais da Gestão de Processos; O papel dos profissionais e áreas na Gestão de Processos; Processos Organizacionais: gestão funcional e gestão de processos; Etapas da Gestão de Processos.
Serão palestrantes do módulo III  as professoras Mara Agda, Patrícia Cantuária e Celina Olivindo.
Prof Kelson (UFPI) e Prof Marcos foram convidados mas ainda não confirmaram.
Mapeamento da Gestão de Processos; Análise, Modelagem e Documentação de Processos; Metodologia de análise e redesenho de processos; Tecnologia da informação na Gestão de Processos.
Abordagem de implementação da Gestão de Processos; Gráficos de processamento e organização dos processos.
Avaliação de desempenho e indicadores nos processos organizacionais; Análise de projeto, operação e gerenciamento dos processos nos negócios.
Avaliação -Apresentação de proposta de fluxos das equipes.
*Datas a serem confirmadas pelos palestrantes