A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) recebeu quatro novas universidades como filiadas durante a sua 184ª Reunião do Conselho Pleno que ocorreu em Brasília nesta quinta-feira (17), e contou com a presença do Reitor professor Dr. Alexandro Marinho.
Além da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), passaram a compor a Andifes a Universidade Federal de Catalão (UFCat), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).
A instituição foi criada em 1989, e representa as universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.
O Reitor Alexandro Marinho, afirmou que o desejo da comunidade acadêmica é que a UFDPar se una à luta pela valorização da educação pública brasileira. “Nós já temos visto a força que tem a união dos senhores reitores e reitoras e queremos nos somar a essa força em prol das nossas instituições e dos nossos estudantes que irão precisar, mais do que nunca, de toda a assistência social possível nesse retorno presencial, depois de toda a dificuldade dos primeiros anos de pandemia”, detalhou.
A filiação das novas universidades passou por um processo, iniciado com a participação dos reitores nas reuniões do Conselho Pleno da Andifes e dos respectivos pró-reitores e técnicos nos colégios e fóruns assessores da Andifes, além de várias conversas para adequação de procedimentos formais estabelecidos pelo regimento da associação, como a aprovação do estatuto próprio em cada uma das universidades.
Os pedidos de filiação dessas novas universidades foram aprovados por unanimidade das universidades presentes na reunião. Com as novas filiações, a Andifes passa a ser composta por 69 universidades federais brasileiras.
Coordenadoria de Comunicação Institucional