Um trabalho desenvolvido por pesquisadores em linguística da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), foi destaque nacional no programa fantástico da Rede Globo exibido no último domingo (20/19).
A pesquisa de cinco anos sobre as origens e o desenvolvimento da língua de sinais na comunidade de surdos no povoado de Várzea Queimada, distrito do município de Jaicós, no sertão do estado do Piauí, está se transformando em um dicionário que já registrou cerca de 300 expressões utilizadas pela comunidade.
O coordenador geral da pesquisa e do dicionário é o prof. do curso de Biologia, Dr. Anderson Almeida da Silva. Além dele, também coordenam o projeto, o prof. do curso de Turismo, Dr. Glauber Lima Moreira, que é especialista nas áreas de lexicologia, terminologia e lexicografia, a profa. Ma. Nádia Fernanda Martins de Araújo, do campus de Picos da UFPI; e o Tradutor Intérprete de Libras da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), Jó Carlos Neves Freitas, que compõem a equipe lexicográfica do dicionário.
"A ideia de se criar um dicionário é para valorizar a língua desse povo, fazer com que as gerações futuras tenham acesso a esse material, esse registro, e fazer com que outras pessoas também conheçam a Cenas, uma língua de sinais genuinamente piauiense", comentou Anderson Almeida.
Segundo Anderson, a língua tem 70 anos de idade: é, portanto, uma língua jovem. “A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem, só nos registros que sabemos, mais de 150 anos. Então, por exemplo, na Libras nós temos um alfabeto, em Cena nós não temos alfabeto. Na Libras nós temos um sistema numérico. Em Cena, nós não temos um sistema numérico”, disse.
O grupo de pesquisadores está buscando recursos para a edição, impressão e distribuição do dicionário para os surdos da comunidade através da plataforma Benfeitoria de financiamento coletivo, segue o link para quem puder colaborar: https://app.benfeitoria.com/projeto/impressaodicionariolinguadesinaiscena.
A matéria pode ser assistida na íntegra no site da Fantástico, que também conta com um podcast em que o prof. Anderson também participa.
Seguem os links:
Matéria do Fantástico: Clique aqui
Podcast (participação prof. Anderson): Clique aqui
Matéria do Fantástico (Com Libras): Clique aqui
Coordenadoria de Comunicação Institucional
Edição de texto: Joanson Sousa