Além de empreendimentos industriais, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE Parnaíba), inaugurada nesta segunda (14/02), terá uma área de tecnologia que sediará empresas de base tecnológica, startups, instituições de pesquisa e incubadoras focadas na construção de produtos para exportação.
Com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a ZPE e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDar), a instituição integrará a área de tecnologia (Hub) para que possa desenvolver ações voltadas ao empreendedorismo, inovação e tecnologia.
Hubs são espaços nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Nesses ambientes, os projetos têm maior facilidade para crescer, tanto pelo vasto networking, quanto pelo suporte para a aceleração.
As expectativas segundo a professora Darlene Silva dos Santos do curso de Administração e também diretora da Incubadora da UFDPar, InTech Delta, o espaço será voltado para que alunos e professores da instituição possam orientar suas pesquisas para o desenvolvimento de aplicações, fomentando assim além do empreendedorismo, uma oportunidade que deve agregar na formação dos discentes, uma pouco da realidade do mundo das Startups e negócios presentes no mercado de trabalho e também no desenvolvimento de pesquisas.
O termo de cooperação prevê, que além de uma sala, outros espaços também poderão ser ocupados por laboratórios e projetos de pesquisa que visem estudar as potencialidades da região e das indústrias instaladas.
Por: Coordenadoria de Comunicação Institucional - Joanson Sousa