Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Benefícios da Assistência Estudantil da UFDPar 2022

Benefícios da Assistência Estudantil da UFDPar 2022

Última atualização em Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 18h14
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento elaboraram a estimativa do recurso orçamentário de 2022 do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) a ser aplicado na UFDPar.  Para este ano, estão previstos 03 (três) processos seletivos de bolsas da assistência estudantil por meio de novos Editais que serão lançados durante os períodos letivos (2021.2/2022.1/2022.2) conforme o Calendário Acadêmico.

Os eixos alimentação e moradia que constam no PNAES serão contemplados por meio dos benefícios em pecúnia como o Auxílio Alimentação Emergencial Ampliado (AAEA) no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) e o Auxílio Residência (AR) no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais). A estimativa é que até o final do ano sejam ofertadas mais 233 (duzentos e trinta e três) bolsas de Auxílio Alimentação e a ampliação do Auxílio Residência com mais 21 (vinte e uma) bolsas, chegando ao total de 40 (quarenta) beneficiários, capacidade máxima de moradores da antiga Residência Universitária. Será ampliado ainda o número de bolsas do Auxílio Inclusão Digital, com mais 86 (oitenta e seis) bolsas, uma vez que grande parte dos alunos ainda permanecerão com aulas remotas.

Para além dos Auxílios citados acima, a PRAE retomará a oferta dos outros benefícios (BAE, Auxílio Creche, APEC) acompanhando a retomada gradual das aulas presenciais, no intuito de contribuir para que os/as discentes tenham meios de conduzir sua graduação, através de auxílios financeiros que ajudem nas despesas oriundas de suas reinstalações na cidade de Parnaíba.

É importante mencionar que para concorrer a esses benefícios da assistência estudantil, os estudantes precisam realizar o Cadastro Universitário - CADUNI 2022 na plataforma SINAE (www.nae.ufpi.br). O aluno precisa estar deferido no CADUNI para então concorrer aos editais dos benefícios listados acima.

O Restaurante Universitário continuará fechado, pelo menos no período 2021.2, haja vista que o processo licitatório para terceirização de sua administração ainda não foi concluído. A PRAE reforça que todos os estudantes serão subsidiados na compra da refeição. O percentual de subsídio será de acordo com suas realidades socioeconômicas, analisadas no CADUNI. Enquanto este espaço estiver fechado, os benefícios da assistência estudantil serão a alternativa para os discentes que estiverem cursando a graduação em formato presencial.