Na manhã desta quarta-feira (19/01) o vice-reitor, no exercício da Reitoria, professor José Natanael, Pró-Reitores e responsáveis por vários setores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), estiveram reunidos com representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) – Regional Parnaíba, para dialogar sobre o retorno seguro das atividades de ensino presenciais (atividades práticas e estágios), previsto para o dia 07 de fevereiro de 2022. Representando a ADUFPI, estiveram presentes o coordenador da Regional Parnaíba, Prof. Osmar Gomes de Alencar Jr., além dos professores João Paulo Sales Macedo e Vicente de Paula Censi Borges.
Os representantes da ADUFPI apresentaram algumas preocupações da categoria sobre o retorno das atividades de ensino na modalidade presencial, questionamentos acerca do plano de execução das medidas apontadas no Plano de Retomada de Atividades Presenciais, e de questões relacionadas à assistência estudantil, além de outros pontos, como a exigência da comprovação de vacinação pela instituição.
Inicialmente, o professor José Natanael determinou o envio a ADUFPI de relatório com as informações solicitadas pelos seus representantes, em um prazo de setes dias, além de solicitar o encaminhamento de algumas questões para a análise das comissões competentes. Em seguida, passaram-se aos esclarecimentos das questões apresentadas, pela equipe de Pró-Reitores e técnicos presentes na reunião.
A Pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Algeless Milka, que participou de forma virtual, pontuou as ações já elaboradas pela PREG para possibilitar o retorno seguro das atividades e permanência dos alunos na Universidade. O Prefeito Universitário, Paulo Malveira, falou das adequações já realizadas nas salas e laboratórios visando o retorno presencial, além de anunciar a conclusão da sinalização do campus em duas semanas.
O Prof. Jonas Guimarães, Pró-Reitor de Administração, que também participou remotamente, apontou algumas ações já realizadas pela Comissão de Retorno e os desafios a serem superados.
Segundo a representante da Coordenação de Laboratórios, Gabriella Pacheco, tendo em vista o retorno de atividades práticas de alguns cursos ainda em 2021, de forma piloto, os laboratórios já possuem seus protocolos internos, sinalização e limite de ocupação.
Já a representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Tainá Rodrigues, elencou a programação da assistência estudantil para o ano de 2022.
Por fim, o professor José Natanael agradeceu a colaboração da ADUFPI no processo, garantindo manter aberto o diálogo e finalizou ressaltando os esforços e trabalho da equipe, que apesar das limitações, vem buscado atender todas as demandas para garantir a saúde e a segurança de toda a comunidade acadêmica.