Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Administração superior se reúne com representantes estudantis para tratar sobre operacionalização do RU e outros assuntos

Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 14h29
Na manha dessa terça-feira(21/12) o Vice-reitor, professor José Natanael, Pró-reitores e Técnicos de vários setores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, estiveram reunidos de forma virtual com integrantes do movimento estudantil, entre eles, registraram presença representantes dos cursos de Biologia, Biomedicina, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Turismo.

O tema principal da reunião foi a operacionalização do Restaurante Universitário (RU), que nos últimos dias ganhou repercussão após a circulação da informação de uma possível privatização.

O professor Natanael iniciou a reunião ressaltando a importância do movimento estudantil em acompanhar as ações desenvolvidas na UFDPar e parabenizou a forma pacífica e respeitosa de como foi realizada a última manifestação. Em seguida enfatizou que não haverá a privatização do RU e que a universidade continuará mantendo a supervisão de todas as operações: “… temos que deixar claro que não haverá a privatização do RU, não haverá venda do RU, a UFDPar vai continuar supervisionando todos os serviços prestados no RU…” esclareceu.

Segundo o vice-reitor, a terceirização já está presente no RU, através de 5 contratos, principalmente por conta de vários cargos do plano de carreira dos servidores técnico-administrativos não existirem mais. A ideia é unificar todos esses contratos em um só.

A Pró-reitora dos Assuntos Estudantis, Luciana Mary, junto com a equipe do Restaurante Universitário e Coordenação de Compras, explicou de forma detalhada o andamento do processo, a legislação vigente, a planilha de gastos, os cálculos realizados que estão sendo levados em conta e o modelo de gestão que deverá ser adotado.

No segundo momento da reunião, houve a participação de representantes dos alunos com questionamentos sobre: valores a serem cobrados, a manutenção de subsídios, orçamento, estrutura e previsão de retorno das atividades do RU. Outros assuntos também foram colocados e respondidos pela equipe de técnicos, Prefeito, Pró-reitores de Assuntos Estudantis, Ensino, Planejamento e pelo Vice-reitor.

Sobre as outras demandas e pautas acadêmicas apresentadas, a equipe de Pró-reitores se colocou a disposição para receber e dialogar com os acadêmicos.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Algeless Milka, agradeceu ao movimento pelo diálogo construtivo, e convidou a todos para continuar mantendo o diálogo no nível propositivo e construtivo. “… é importante que a gente construa uma UFDPar forte. E eu não vejo outra maneira de construir uma UFDPar forte, sem ser uma construção coletiva...” pontuou.

A reunião durou aproximadamente 2h20 e foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFDPar no youtube, e encontra-se disponível na íntegra: Clique aqui.